Por cerca de quatro dias, o 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3º BABM) realizou uma operação de fiscalização ambiental em seis municípios da Região Norte do Rio Grande do Sul: Frederico Westphalen, Cristal do Sul, Jaboticaba, Caiçara, Lajeado do Bugre e Palmeira das Missões. A ação atendeu a 11 requisições do Ministério Público, sobre denúncias e alertas de satélite.
Com o uso de drones, imagens de satélite e GPS, as equipes constataram a supressão ilegal de 10,64 hectares de vegetação nativa, inclusive em Áreas de Preservação Permanente e Reservas Legais. Também foram registrados descarte irregular de dejetos suínos, corte de espécies protegidas, como o Cedro-rosa, e manejo inadequado de resíduos.
Durante a operação, foram vistoriados 14 locais, identificadas 17 pessoas e lavrados diversos registros, incluindo nove comunicações de ocorrências policiais. O 3º BABM reforça que as fiscalizações são contínuas e visam à proteção ambiental, em parceria com o Ministério Público e demais órgãos competentes.