Imposto de Renda: última semana para entrega das declarações; primeiro lote da restituição sai na sexta
Contribuintes têm até dia 30 de maio para enviar documentação à Receita Federal
Publicado em 26 de maio de 2025
Compartilhar
A- A A+

Quem precisa declarar o Imposto de Renda 2025 e ainda não o fez, tem pouco tempo. Essa é a última semana para a entrega da documentação. O prazo se encerra na próxima sexta-feira (30).

O período de declaração começou no dia 17 de março, e até domingo (25), 31,2 milhões de contribuintes haviam acertado as contas com o Leão. 

  • 62,3% têm direito à restituição
  • 20,3% deverão devolver dinheiro
  • a maioria (56,3%) optou pelo formato simplificado

Já quem perder o prazo tem prejuízo. O contribuinte está sujeito a multa mínima de R$ 165,74, que pode chegar a 20% do tributo devido.

Como fazer a declaração

A Receita Federal disponibiliza diferentes canais para o preenchimento e entrega da declaração. Ela pode ser feita:

  • pelo aplicativo Receita Federal, para celulares e tablets
  • pelo portal e-CAC
  • baixando o programa Programa IRPF 2025 e instalando no computador

A partir de 2022, passou a ser obrigatória a conta gov.br, nível prata ou ouro, para preencher e entregar a declaração pelo celular ou tablet.

 

 

Fonte: Bruna Casali com informações GZH
Fotos
Comentários