União adere ao “Protocolo Zero: Fim de Jogo para o Racismo”
Projeto da FGF, com apoio da Odabá, busca coibir atos racistas no futebol gaúcho
Publicado em 20 de maio de 2025
Compartilhar
A- A A+

O União Frederiquense é um dos clubes da Série A2 do Campeonato Gaúcho que aderiram à campanha “Protocolo Zero: Fim de Jogo para o Racismo”, promovida pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) em parceria com a Associação de Afroempreendedorismo Odabá e o Observatório Racial do Futebol.

A iniciativa tem como objetivo combater manifestações racistas — verbais, gestuais ou simbólicas — nos estádios. Durante o Gauchão Série A2 de 2025, os clubes participantes serão incentivados a realizar ações de conscientização em suas partidas como mandantes.

No caso do União, as atividades ocorrerão em todos os jogos disputados na Arena União. Já a FGF marcará presença em 16 jogos da primeira fase da competição, sendo um por clube mandante. Em Frederico Westphalen, a data escolhida é 15 de junho, no confronto entre União Frederiquense e Santa Cruz, às 15 horas.

Na ocasião, representantes da Federação, da Odabá e do Observatório estarão na cidade para dialogar com a comunidade e torcedores, reforçando o convite à participação ativa no enfrentamento ao racismo no futebol.

 

 

Fonte: Bruna Casali / Com informações Ascom
Fotos
Comentários