Banco Central eleva taxa Selic para 14,25%, maior valor desde 2016
Por unanimidade, colegiado decidiu aumentar a taxa básica de juros em um ponto percentual e sinalizou uma elevação de "menor magnitude" na próxima reunião
Publicado em 20 de março de 2025
Compartilhar
A- A A+

A taxa Selic atingiu o maior patamar desde outubro de 2016, há oito anos. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu, por unanimidade, elevar o juro básico em um ponto percentual, para 14,25% ao ano.

Em ata, o colegiado sinalizou um aumento de "menor magnitude" na taxa na próxima reunião, em maio. Sobre a elevação atual, afirmou que  implica na "suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego".

O Copom avalia que o "ambiente externo permanece desafiador" em função da conjuntura econômica dos Estados Unidos, "principalmente pela incerteza acerca de sua política comercial e de seus efeitos".

"Esse contexto tem gerado ainda mais dúvidas sobre os ritmos da desaceleração, da desinflação e, consequentemente, sobre a postura do Fed e acerca do ritmo de crescimento nos demais países", justificou.

Nesta quarta, o Banco Central dos EUA manteve a taxa de juros entre 4,25% e 4,50% ao ano.

 

 

Fonte: Bruna Casali / Com informações GZH
Fotos
Comentários