Enem 2024: período para pedir isenção na taxa de inscrição começa nesta segunda
Publicado em 15 de abril de 2024
Compartilhar
A- A A+

O período para solicitação de isenção na taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começa nesta segunda-feira (15).

De acordo com o cronograma divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o prazo vai até o dia 26 de abril.

Para pedir a isenção, os vestibulandos devem acessar a Página do Participante do Enem e utilizar o login do portal Gov.br. Caso o estudante tenha esquecido a senha de acesso, é possível recuperá-la seguindo as instruções da plataforma.

Também entre esta segunda e 26 de abril, os candidatos que não compareceram nas provas de 2023 podem justificar a ausência caso queiram participar da edição 2024 gratuitamente.

Quem pode pedir gratuidade:

  • Matriculados no 3º ano do ensino médio (neste ano de 2024) em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico)

Os resultados das solicitações de isenção e das justificativas de ausência sairão no dia 13 de maio. O período de recurso inicia no mesmo dia e vai até 17 de maio, com resultados no dia 24 do mesmo mês.

Cronograma completo

  • Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 15 a 26 de abril
  • Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 13 de maio
  • Período de recursos: 13 a 17 de maio
  • Resultado dos recursos: 24 de maio
Fonte: Vanessa Onci / Com informações da CNN
Fotos
Comentários