Está prevista nova antecipação do 13º do INSS para aposentados em 2024
Publicado em 08 de março de 2024
Compartilhar
A- A A+

O governo federal planeja antecipar novamente o 13° salário dos aposentados e pensionistas  do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2024. Já existe a minuta de um decreto, que recebeu o ‘ok’ do Tesouro Nacional, que não se opôs ao texto proposto, mas ressalta à coluna que apenas faz a análise técnica.  

A decisão mesmo cabe ao núcleo do Executivo, que encaminha aos ministério da Fazenda e da Previdência. Questionado pela coluna, o INSS informa que apenas executa o que é definido e que, por enquanto, não tem informação sobre a antecipação

tendência, porém, é de que ela ocorra, como tem sido feito há quatro anos, desde que a medida foi adotada em 2020 como forma de minimizar o impacto econômico da pandemia. Tradicionalmente, o valor era pago no segundo semestre. Em 2023, o depósito ocorreu em duas parcelas, em maio e junho. O desembolso superou R$ 60 bilhões, valor semelhante a ser liberado também em 2024. Do total, R$ 5 bilhoes vieram para o Rio Grande do Sul.

Têm direito ao abono todos os segurados e dependentes da previd3encia Social que tenham recebido, em 2024, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

Fonte: Vanessa Onci / Com informações GZH
Fotos
Comentários