RS deve ter ondas de frio nas próximas semanas
O frio será mais intenso entre os dias 19 e 21 deste mês
Publicado em 12 de maio de 2022
Compartilhar
A- A A+

As temperaturas que neste ano estão mais baixas para o mês de maio, ficarão ainda menores nas próximas semanas e o inverno chegará mais cedo no Brasil. Oficialmente o inverno inicia no dia 21 de junho.

Com o padrão atmosférico que se projeta vai se instalar durante esta segunda quinzena de maio, a tendência é que muitas áreas do Sul do Brasil terminem o mês com temperatura próxima ou abaixo da média histórica. A segunda metade de maio, historicamente, apresenta características mais próximas do inverno e será o caso deste ano. De acordo com a Metsul Meteorologia, a próxima semana terá o ingresso da primeira massa de ar frio de forte intensidade do ano no Sul do Brasil e que vai alcançar áreas do Centro-Oeste, do Sudeste e mesmo do Norte do país (friagem) pela sua trajetória continental pelo interior da América do Sul.

Há expectativa de marcas abaixo de zero nos municípios tradicionalmente mais frios e de geada em estados do Sul, do Centro-Oeste e do Sudeste.

O frio será mais intenso entre os dias 19 e 21 deste mês, quando o ar frio vai progredir mais pelo território brasileiro, mas já antes a temperatura vai estar baixa em estados principalmente do Sul, sobretudo nas máximas com tardes mais frias, pela interação do ar frio com instabilidade.

ONDAS DE FRIO

O frio, contudo, não se limita à próxima semana. Projeções apontam que na semana seguinte, entre os dias 21 a 26 de maio, persista o padrão de temperatura mais baixa com o registro de noites frias e geada, especialmente no Sul do Brasil enquanto o Brasil Central teria maior aquecimento.

Na primeira quinzena de junho, conforme os dados, uma nova massa de ar polar mais intensa pode atingir o Brasil com queda acentuada da temperatura nos estados do Sul, Centro-Oeste e da Região Sudeste, mais uma vez provocando geada em muitas cidades e registro de mínimas perto ou abaixo de zero em diversas localidades.
A dinâmica é, claramente, de inverno com alta frequência de pulsos de ar frio e alguns de maior intensidade. Entretanto, é muito importante destacar, não significa que os próximos 30 dias vão ser frios. Haverá vários dias com temperatura amena e alguns até mais agradáveis e quentes com maior probabilidade de dias de temperatura elevada à tarde no Brasil Central.

Fonte: *Com informações da Metsul Meteorologia Foto: Reprodução internet
Fotos
Comentários