Ciclone Bomba vindo da Argentina pode provocar temporais no RS nos próximos dias
Na quinta-feira, 28, a chuva deve ser generalizada no Estado, onde os acumulados podem ficar entre 150 mm e 200 mm
Publicado em 26 de abril de 2022
Compartilhar
A- A A+

Um ciclone bomba vai se formar no Leste da Argentina entre esta quarta, 27, e a quinta-feira, 28, e vai se deslocar muito rapidamente em direção a latitudes perto da Antártida. Na região sul do país, o ciclone pode provocar tempestades.

Os efeitos da formação e maturidade deste ciclone bomba devem se dar em dois momentos no Sul do Brasil. No primeiro, o aprofundamento da pressão atmosférica no Centro argentino vai intensificar muito uma corrente de jato em baixos níveis no final do dia de hoje e durante a primeira metade da quarta-feira.

Esse corredor de vento vai proporcionar energia para a formação de tempestades muito severas entre o Centro da Argentina e o Uruguai no final desta terça, 26, e na quarta-feira. No Rio Grande do Sul, trará ar muito quente para o território gaúcho com calor intenso nesta quarta em diversas regiões e máximas em algumas cidades acima de 35ºC. O ar quente virá com vento do quadrante Norte que pode soprar com rajadas fortes a muito fortes em pontos do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho. No segundo momento, o ciclone será responsável por organizar uma frente fria que vai trazer intenso temporais e chuva volumosa para pontos do Centro da Argentina e do Uruguai nesta quarta-feira, com previsão de a instabilidade atingir o Oeste e o Sul gaúcho.

No decorrer da quarta, com a muito rápida troca de massas de ar, de quente para mais fria, o vento deve virar para Sul com rajadas fortes após um começo de dia com forte vento Norte. O vento pode ser mais forte no Oeste e no Sul na troca de massas de ar. A frente fria vai levar instabilidade para grande parte do Rio Grande do Sul na quinta, quando se espera chuva mais generalizada. Os maiores volumes de chuva entre esta quarta a quinta-feira devem se dar mais uma vez no Oeste e no Sul gaúcho, onde em alguns municípios os acumulados já estão entre 150 mm e 200 mm.

O QUE É UM CICLONE BOMBA

Um ciclone bomba ou bomba meteorológica ocorre quando um ciclone nas latitudes médias se intensifica rapidamente” com a queda muito acentuada da pressão atmosférica e um fortalecimento muito rápido da tempestade. A chamada bombogênese ou ciclogênese explosiva, a formação do ciclone bomba, se dá quando um centro de baixa pressão tem uma queda da pressão atmosférica de ao menos 24 hPa (hectopascais que é uma medida de pressão) em 24 horas. Assim, não é a intensidade que define um ciclone bomba e sim a rápida queda da pressão em seu centro.

Fonte: *Com informações da Metsul Meteorologia
Fotos
Comentários