Meteorologia alerta para chegada de frente fria com chuva e vento forte
Em Frederico Westphalen são esperados 50 mm nesta quarta-feira
Publicado em 29 de março de 2022
Compartilhar
A- A A+

A MetSul Meteorologia alerta para uma brusca e forte virada do tempo nesta quarta-feira, 30, no Rio Grande do Sul e no restante da região Sul do Brasil. Com o avanço de uma frente fria que precede uma massa de ar frio de maior intensidade, o dia deve ter chuva generalizada e alto risco de temporais.

A mudança do tempo já começa no final desta terça-feira, 29, com chuva e raios em pontos do Oeste e do Sul gaúcho, mas o dia será de sol no território gaúcho com calor pela condição pré-frontal que induz o ingresso de ar quente horas antes da chegada da frente.

O sistema frontal vai trazer chuva generalizada para o Sul do país, mas não volumosa em todas as áreas. A chuva deve acumular entre 30 mm e 50 mm na maioria dos municípios gaúchos com acumulados localmente superiores na passagem da frente. Os maiores volumes devem ocorrem na Metade Oeste. Em vários pontoas do Leste gaúcho, as precipitações devem somar apenas entre 10 mm e 30 mm.

Grande parte da quarta-feira será chuvosa em Frederico Westphalen, podendo chegar a 50 mm, de acordo com os meteorologistas.

Alto risco de temporais

É alto o risco de temporais no deslocamento da frente fria pelo Sul do Brasil. Fortes a intensas áreas de instabilidade devem se formar entre o final desta terça e as primeiras horas da quarta-feira no Oeste e no Sul gaúcho. Estas áreas de instabilidade, então, vão avançar muito rapidamente para as demais regiões gaúchas entre a madrugada e o período da manhã. No decorrer do dia, atingem Santa Catarina e o Paraná.
 

Fonte: Helena Knob/ Departamento de Jornalismo Barril FM Foto: Reprodução/internet
Fotos
Comentários