Desemprego atinge 11,9 milhões de pessoas, diz IBGE
Publicado em 27 de dezembro de 2019
Compartilhar
A- A A+

A taxa de desemprego no trimestre encerrado em novembro ficou em 11,2%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, o registro é de queda de 0,7 ponto percentual em relação ao trimestre junho a agosto. Os dados foram divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados nesta sexta-feira. O Brasil tem 11,9 milhões de pessoas sem trabalho.

Quanto à renda, a média real do trabalhador foi de R$ 2.332 no trimestre encerrado em novembro. O resultado representa alta de 1,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. A renda paga aos ocupados somou R$ 215 bilhões no trimestre até novembro, alta de 3% ante igual período do ano anterior.

O número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado, incluindo trabalhadores domésticos, chegou a 33,4 milhões e cresceu em ambas as comparações. Houve incremento de 1,1% - ou seja, mais 378 mil pessoas com registro - em relação ao trimestre móvel anterior e 1,6% (mais 516 mil pessoas) contra o mesmo trimestre de 2018.

Já a categoria dos empregados sem carteira de trabalho assinada no setor privado (11,8 milhões de pessoas) ficou estatisticamente estável em ambas as comparações.

O número de trabalhadores por conta própria registrou novo recorde e chegou a 24,6 milhões de pessoas. O crescimento ocorreu nas duas comparações: 1,2% (mais 303 mil pessoas) frente ao trimestre móvel anterior e 3,6% (mais 861 mil pessoas) em relação ao mesmo período de 2018.

Fonte: Correio do Povo
Fotos
Comentários