Piratini espera repetir votação e aprovar PEC das privatizações
Publicado em 07 de maio de 2019
Compartilhar
A- A A+
A sessão da tarde desta segunda-feira na Assembleia Legislativa deverá confirmar a alteração na Constituição do Estado para permitir que o governador Eduardo Leite (PSDB) possa encaminhar a privatização das estatais CEEE, Sulgás e CRM. Ao aprovarem a proposta de emenda à Constituição (PEC) 272/2019 em segundo turno, os deputados da base estarão retirando a exigência de realizar plebiscito para consultar a população antes de vender as empresas públicas, dispositivo que está contido no parágrafo 4º do texto. Além disso, ao revogarem os parágrafos 1º, 2º e 3º do artigo 163 da Constituição, os parlamentares gaúchos também irão retirar da Constituição o dispositivo que impede que os serviços públicos essenciais sejam objeto de monopólio privado.

“Esperamos confirmar a aprovação com o mesmo placar obtido no primeiro turno, quando tivemos 40 votos favoráveis”, declarou o líder do governo Leite, deputado estadual Frederico Antunes (PP), pouco antes de entrar numa reunião reservada com o chefe da Casa Civil, secretário Otomar Vivian (PP), no Piratini. Com a confirmação do resultado, o governo encaminhará à Assembleia três projetos de lei, pelos quais vai pedir a autorização do Legislativo para privatizar as companhias do setor de energia.

Articuladores do Piratini revelam expectativa de aprovar, ainda durante a sessão, a redação final da Emenda à Constituição, o que permitirá ao presidente do Parlamento, deputado Luis Augusto Lara (PTB), promulgar o novo texto, publicando as alterações no Diário Oficial da Assembleia para que, posteriormente, o ato seja definitivamente oficializado com a publicação no Diário Oficial do RS. “Tudo isso deve ocorrer num intervalo de no máximo 72 horas”, descreveu um assessor palaciano da área jurídica.

Governo pode encaminhar projetos até o mês que vem

Oficialmente, representantes do alto escalão do governo buscam demonstrar que não existe pressa no processo que envolve as privatizações. “Após a promulgação da Emenda, o governo vai decidir o momento oportuno para o envio dos projetos”, comentou Vivian, nesta segunda-feira. Nos bastidores, contudo, articuladores do governo na Assembleia admitem que os projetos de lei que encaminham as privatizações já estão redigidos e dizem que o governador espera agilidade na tramitação, com expectativa de colocá-los em votação ainda no primeiro semestre.

Deputados da oposição, por sua vez, acreditam que o governo precisa explicar seus planos com o dinheiro das privatizações, o que, segundo eles, a sociedade ainda desconhece.
Fonte: Correio do Povo
Fotos
Comentários