Conta de luz deve seguir na bandeira amarela, com chance de avançar à verde
Projeção da Aneel ocorre por manutenção de índices normais de chuva no país
Publicado em 09 de novembro de 2018
Compartilhar
A- A A+
Devido aos ndices de chuva no Brasil dentro da expectativa para o ms de outubro, a bandeira tarifria da conta de energia eltrica para dezembro dificilmente retornar para a bandeira vermelha, disse o diretor-geral da Agncia Nacional de Energia Eltrica (Aneel), Andr Pepitone. Reverter acho difcil, no pior estgio seria manter a amarela, projetou. A Aneel pode inclusive analisar a possibilidade de adotar a bandeira verde no prximo ms.

O estudo levar em conta a melhora nos nveis dos reservatrios diante da quantidade de chuva no Brasil durante novembro. Segundo o diretor-geral do rgo regulador, Andr Pepitone, preciso aguardar mais um pouco para avaliar alguns fatores que influenciam o modelo que determina a escolha da cor da bandeira.

Entre os fatores est o nvel de armazenamento e o GSF- fator que mede o nvel entre a energia produzida pelos geradores do Mecanismo de Realocao de Energia (MRE) e a soma das garantias fsicas deles. com este fator que se avalia quanta energia ser alocada em cada usina.

Conforme o diretor-geral, as chuvas esto boas e dentro das expectativas, ainda assim preciso esperar, porque est no comeo do ms, mas ele acrescentou que o prognstico bom. De acordo com o cenrio hdrico que estamos vivenciando hoje ele se apresenta favorvel, mas temos que aguardar para no fazer um exerccio de futurologia, disse.

Pepitone estimou que aps o dia 20 ser possvel ter uma sensibilidade com grande preciso para definir a cor da bandeira. O diretor-geral da Aneel participou do 8 Seminrio sobre Matriz e Segurana Energtica Brasileira e do 14 Brazil Energy and Power, organizados pela Fundao Getulio Vargas (FGV) e pela Cmara de Comrcio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio)
Fonte: Bruna Casali/JornalismoBarrilFM com informações Agência Brasil
Fotos
Comentários