Mais de 200 famílias foram atingidas por granizo e ventania no Rio Grande do Sul
Neste sábado (25), moradores aproveitaram o dia ensolarado para limpar as casas e tentar reconstruir o que podiam. Em São Pedro das Missões, com cerca de 2 mil habitantes, por volta de 60 casas sofreram estragos.
Publicado em 26 de agosto de 2018
Compartilhar
A- A A+
Mais de 200 famlias foram atingidas pelos temporais com chuva de granizo desta sexta-feira (24) no Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul. Neste sbado (25), moradores aproveitaram o dia ensolarado para limpar as casas e tentar reconstruir o que podiam.

S em So Pedro das Misses, municpio com cerca de 2 mil habitantes, por volta de 60 casas sofreram estragos devido chuva de granizo. As lavouras tambm foram atingidas. A prefeitura estima prejuzo inicial de R$ 1,5 milho, e decretou situao de emergncia.

"Emergencialmente vamos disponibilizar de R$ 15 mil a 20 mil pelo municpio para a aquisio de telhas pra serem recolocadas", afirma o prefeito de So Pedro das Misses, Antnio Ferreira da Silva.

No dia seguinte, a Defesa Civil realizou um levantamento dos estragos. "Pelo que vimos, est muito parecido com dano decorrente de um tornado, um vendaval muito forte juntamente com granizo. Principalmente na localidade da Linha Brizola, em que estvamos, h uma caracterstica de possvel tornado", diz o coordenador regional da Defesa Civil, major Carlos Alberto Aguiar.

No ponto mais alto do municpio, possvel perceber a quantidade de estragos. Um armazm de gros ficou parcialmente destrudo, rvores foram arrancadas, postes caram e at uma torre de 90 metros de altura foi ao cho.

Tambm houve estragos nas cidades vizinhas So Jos das Misses, Campo Novo e Novo Barreiro. Coronel Bicaco deve decretar situao de emergncia na semana que vem.

A chuva e a queda de granizo vieram acompanhadas de ventania. Na sexta-feira, na Serra, as rajadas passaram dos 80 km/h, em Bento Gonalves. Neste sbado, em Santa Vitria do Palmar, no Sul do estado, o vento chegou a 85,7 km/h.

Temporal de sexta

Na sexta-feira, em Campo Novo a queda de granizo teve incio por volta das 14h, e cerca de 20 casas foram danificadas. A prefeitura e entidades sociais prestaram atendimento a moradores.

No mesmo horrio, tambm choveu granizo em Coronel Bicaco. O fenmeno durou cerca de cinco minutos, e as pedras de gelo se acumularam sobre as caladas da cidade. Os estragos ainda so avaliados.

Em Erechim, o temporal chegou por volta das 16h. Os bombeiros receberam chamados sobre quedas de galhos de rvores e de fios eltricos em alguns locais.

Uma rvore caiu com a fora do vento na Praa Daltro Filho, no Centro da cidade. Os galhos atingiram dois carros. O trnsito ficou em meia pista no local, aguardando os responsveis para retirada. Ningum ficou ferido.

No bairro Trs Vendas, a fora do vento quebrou vidros e portas de uma agncia bancria. Os estilhaos atingiram dois carros estacionados em frente ao estabelecimento.
Fonte: Bruna Casali / Jornalismo/BarrilFM com informações G1RS
Fotos
Comentários