Hospital Santa Terezinha de Palmitinho terá ambulatório dermatológico
Especialidade ainda não é ofertada nos municípios da 19ªCRS
Publicado em 22 de julho de 2018
Compartilhar
A- A A+
Uma demanda crescente da região, os atendimentos dermatológicos hoje são ofertados somente no Hospital Santa Rita, de Jaboticaba, para as duas regionais em saúde, 15ª CRS de Palmeira das Missões e 19ª CRS de Frederico Westphalen, o que limita o número de atendimentos.

Diante desta realidade e com o consequente fechamento da obstetrícia do Hospital Santa Terezinha em Palmitinho, a casa de saúde busca a implantação da especialidade para atender os municípios. “Nosso objetivo é ampliar e aperfeiçoar o acesso da população aos cuidados e procedimentos especializados, principalmente na área de dermatologia em que há demanda reprimida. Para dar início ao programa serão atendidas 240 consultas ao mês conforme a resolução 412/13. Serão consultas e procedimentos cirúrgicos 100% SUS”, adiantou a diretora do hospital, Neida De Cézaro Bonifácio.

O projeto foi aprovado em reunião da Comissão de Intergestores Regionais (CIR) e de acordo com a casa de saúde, ainda depende de outros trâmites para iniciar efetivamente. “Estamos em busca de profissional especializado e estamos encaminhando documentação solicitada. Não podemos dizer qual o tempo efetivamente para o início dos atendimentos porque os processos são lentos e precisamos aguardar a liberação. Mas, de fato, esse ambulatório é de grande importância para a entidade e principalmente para a população dos municípios da 19ª coordenadoria, já que será a primeira referência em dermatologia”, salientou a gestora.

Além da busca pela dermatologia, a casa de saúde oferece atendimentos em clínica-geral, pediatria, saúde mental e serviços de urgência e emergência. Também está em andamento a implantação da Unidade de Cuidados Prolongados (UCP). O local passa por adequações conforme as exigências da Vigilância Sanitária e em breve deve abrir as portas, sendo a primeira da região, com 15 leitos, para internações de 30 a 90 dias.











Heloise Santi
Fonte: Bruna Casali / Jornalismo/BarrilFM com informações JFN
Fotos
Comentários