MP e governo do RS vão recorrer contra retorno de presos
Apenados foram transferidos para presídios federais em julho de 2017
Publicado em 09 de julho de 2018
Compartilhar
A- A A+
O Ministrio Pblico do Rio Grande do Sul (MP/RS) e a Secretaria da Segurana Pblica (SSP/RS) vo recorrer da deciso que permitiu o retorno de presos que foram transferidos para presdios federais durante a Operao Pulso Firme. O procurador-geral de Justia, Fabiano Dallazen, o secretrio da Segurana, Cezar Schirmer e representantes da Susepe, Polcia Civil e Brigada Militar estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira, na sede do MP/RS, para tratar sobre os pedidos de renovao da permanncia de 17 dos 27 presos transferidos em julho de 2017.

De acordo com Dallazen, a deciso equivocada. "Ns temos a firme convico, com base nos dados, de que o retorno dessas pessoas prematuramente, quando ainda h possibilidade de que fiquem l por mais um ano, vai no s bagunar o sistema como ele est hoje, trazendo um grave risco do retorno da criminalidade violenta de homicdios, de assaltos, de trfico, cujos ndices haviam diminudo, como tambm vai trazer um impacto muito forte para o sistema carcerrio", ressaltou.

"Essa semana vamos entrar com os recursos e as medidas para reformar e suspender os efeitos dessa deciso", afirmou Dallazen. Para Schirmer, a deciso vai contra todos os esforos que esto sendo feitos no combate criminalidade no Estado. "Foi um processo longo. No mandamos qualquer um para presdios federais, de forma arbitrria.Essa uma deciso pssima, um desastre, um absurdo, inaceitvel. Confiamos no bom senso do Tribunal de Justia para reverter isso", enfatizou.

"O vice-presidente do TJRS e Presidente do Conselho de Comunicao Social, desembargador Tlio Martins, informou que a deciso passvel de recurso, e caber ao Tribunal de Justia, por meio de uma das Cmaras Criminais, decidir sobre a matria. Assim, no cabem, no momento, maiores consideraes. Desde j, reconhecendo a gravidade e a comoo que tal assunto provoca na opinio pblica, disse."
Fonte: Bruna Casali/JornalismoBarrilFM com informações CP
Fotos
Comentários