Ações de conscientização voltadas ao programa “Entulho Zero” serão realizadas em F.W
Publicado em 13 de abril de 2018
Compartilhar
A- A A+
Um dos principais programas realizados pela Administração Municipal, por meio das Secretarias de Meio Ambiente (SeMMA) e de Obras, o “Entulho Zero”, continua sendo realizado em Frederico Westphalen.

No entanto, alguns pontos do programa tiveram que ser alterados. O objetivo principal do programa é conscientizar a comunidade quanto a separação correta dos resíduos sólidos em especial os mais volumosos, por isso, nos próximos três meses, a Fiscalização Ambiental da SeMMA será voltada para esta conscientização.

Após este prazo, serão realizadas cobranças efetivas, baseada na legislação municipal vigente, podendo o infrator ser notificado, multado, ou até mesmo levado ao conhecimento do Ministério Público – em casos de suspeita de cometimento de crime ambiental.

A população deverá seguir o cronograma de recolhimento de resíduos conforme divulgado, o qual a área urbana consolidada do município foi dividida em quatro cores: amarelo, azul, verde e vermelho.

A cor vermelha representa a coleta nos bairros: Barrilense, Barril, São Francisco de Paula, Distrito Industrial, Santo Inácio e São José.
Na cor azul, o entulho será coletado nos bairros Panosso, Ipiranga, Jardim Primavera e São Cristóvão.
Na cor amarela, representa a coleta nos bairros: Aparecida, Bela Vista, Jardim Paraíso, Itapagé e Fátima.
E a cor verde, representa a coleta nos bairros São Caetano, Santo Antônio e Fátima.

Em todas as cores está incluída a coleta no centro do município.

A cada semana a equipe de recolhimento irá passar nos bairros indicados por suas respectivas cores. Por exemplo, entre os dias 21 e 26 de maio, o recolhimento será feito nos bairros São Caetano, Santo Antônio, Fátima e Centro, cujo a cor é a verde.

Já na semana seguinte, a equipe irá passar no lado amarelo do mapa, e assim sucessivamente. Além disso, na semana anterior a cada coleta nos bairros, a equipe da Secretaria também estará passando nas casas para explicar a população e tirar dúvidas sobre o programa. O cronograma completo pode ser conferido no fim deste texto.

Qual material é de responsabilidade do programa “Entulho Zero”?
Resíduo de podas/corte de árvores (galhos, troncos e folhas).
Resíduo de jardinagem (terra e grama), devidamente ensacados.
Madeira em geral (sem pregos ou qualquer material metálico), ensacados ou atados.


Qual material é responsabilidade do cidadão?
Lixo eletrônico como televisores, computadores, celulares, impressoras, geladeiras, etc.Destino: Campanhas periódicas realizadas pela Prefeitura Municipal e na ausência, encaminhamento para empresas especializadas.
Embalagens de óleo lubrificantes, agrotóxicos, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e pneus.Destino: Logística reversa (entrega nos pontos de coleta sob responsabilidade do fabricante / comerciante).

Não serão recolhidos os resíduos em situação irregular de acondicionamento. Como por exemplo: disposição de resíduos de podas, corte de árvores misturados com resíduos da construção civil ou industriais. Neste caso a Fiscalização irá agir para solucionar o caso.

Mais informações e dúvidas podem ser solucionadas pelo telefone 3744-5050, diretamente na Secretaria de Meio Ambiente.
Fonte: Bruna Casali/JornalismoBarrilFM com informações ASCOM/PMFW
Fotos
Comentários