Em meio aos desafios enfrentados pela saúde pública regional, uma agenda prioritária cumprida em Brasília pode representar um novo capítulo para o futuro do Hospital Divina Providência (HDP), de Frederico Westphalen. O prefeito Orlando Girardi está na capital federal e, nesta segunda-feira (9), avançou nas tratativas que buscam equacionar o passivo histórico da instituição junto à União e garantir condições para a manutenção e o fortalecimento dos atendimentos prestados à comunidade.
Acompanhado pelo deputado federal Marcon, o prefeito participou de reunião com o secretário-adjunto da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Carlos Amilcar Salgado, o assessor técnico-orçamentário Haroldo Lupion e técnicos da pasta. O encontro teve como pauta central a negociação da dívida do HDP com a União, conduzida junto à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), órgão vinculado à Receita Federal.
O objetivo visa a prorrogação e a busca por descontos dos débitos inscritos em Dívida Ativa da União e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), adequando as obrigações financeiras do hospital à sua efetiva capacidade de pagamento. A construção dessa alternativa vem sendo conduzida nos últimos meses pela equipe jurídica do HDP, em conjunto com a Prefeitura de Frederico Westphalen, que atualmente responde pela intervenção administrativa da instituição.
O trabalho resultou na formalização de um Termo de Transação Individual, instrumento previsto na legislação federal que permite a renegociação de débitos mediante concessões mútuas entre as partes. O documento já recebeu a assinatura das instâncias competentes da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, representando um avanço concreto em direção à reorganização financeira do hospital.
Pelas condições propostas, o HDP poderá obter descontos de até 27,56% sobre multas, juros e encargos incidentes sobre débitos federais, preservando integralmente o valor principal da dívida. No caso das obrigações relacionadas ao FGTS, os descontos podem chegar a 28,35%. O saldo remanescente será parcelado em até 60 meses para débitos previdenciários e em até 120 meses para os demais débitos, em um cronograma escalonado de pagamentos.
De acordo com o prefeito Orlando Girardi, a iniciativa representa um marco para a recuperação institucional do hospital.
“Mais do que um parcelamento, essa negociação representa um instrumento de recuperação e estabilidade institucional do HDP. Estamos construindo uma solução responsável para garantir que o hospital tenha condições de continuar atendendo a nossa população e planejar o seu futuro com segurança”, afirmou.
No entanto, o acordo representa apenas a primeira etapa de um processo mais amplo. Conforme relatou o prefeito, técnicos do Ministério da Saúde colocaram-se à disposição para auxiliar nos próximos encaminhamentos, que também envolverão a Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES). A meta é viabilizar a formalização completa da operação, incluindo a definição da forma de pagamento de parte da dívida por meio da prestação de serviços de saúde à população.
Segundo o secretário-adjunto da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, Carlos Amilcar Salgado, existe a possibilidade de transformar parte do passivo financeiro em atendimento direto à comunidade.
“Agora, uma proposta deverá ser apresentada pelo hospital por meio do SAIPS (Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde) para implantação de serviços, custeio e habilitação de equipes no SUS. Ela será avaliada para a definição das responsabilidades de cada parte e, após a celebração do termo de execução, mediante publicação de portaria dentro de programa específico, será possível abater a dívida por meio da prestação de serviços de saúde à comunidade”, explicou.
Como encaminhamento da reunião, ficou definido que o próximo passo será a realização de encontros técnicos com representantes da Secretaria Estadual da Saúde, acompanhados pelo Ministério da Saúde, para dar continuidade aos trâmites legais e operacionais necessários à efetivação da proposta.
“Ao reorganizar um passivo histórico e abrir a possibilidade de transformar parte da dívida em serviços prestados à população, o HDP ganha fôlego para concentrar seus esforços naquilo que constitui sua razão de existir: salvar vidas, acolher pacientes e permanecer como uma das mais importantes referências em saúde para toda a região do Médio Alto Uruguai”, reforçou o prefeito Orlando Girardi.
Também participaram da agenda em Brasília o assessor de Projetos de Frederico Westphalen, Renato Gemelli Bonadiman, e o assessor de Comunicação, Adelar de Freitas.
Conversas avançam sobre a renegociação da dívida do HDP
O trabalho resultou na formalização de um Termo de Transação Individual
Publicado em 10 de junho de 2026
Fonte: Mariana Della Méa Correa - Informações ASCOM FW
Comentários
Últimas Notícias
Esporte
União anuncia chegada de zagueiro
Publicado em 10 de junho de 2026
Trânsito
Projeto de extensão elevada da Rua 15 de Novembro sobre a BR-386 é debatido
Publicado em 10 de junho de 2026
Educação
Prazo de inscrição do Enem 2026 é prorrogado até sexta-feira, 12
Publicado em 09 de junho de 2026
Saúde
Ministério suspende vacinação contra dengue com imunizante do Butantan
Publicado em 09 de junho de 2026
Geral
Sicredi Conexão lança Plano Safra 26/27 com palestra de Paulo Herrmann
Publicado em 09 de junho de 2026
Direto do estúdio
PRF apresenta balanço Operação Corpus Christi 2026 nas rodovias federais do RS
Publicado em 08 de junho de 2026
Política
Presidente da Câmara, Ismael Côcco, assume como prefeito em exercício pela segunda vez no ano
Publicado em 08 de junho de 2026
Geral
Notícias Página Inicial Comunicação Creluz marca 60 anos com lançamento do 14º complexo de geração de energia
Publicado em 08 de junho de 2026
Trânsito
FW avança com implantação do Estacionamento Rotativo
Publicado em 08 de junho de 2026
Educação
Prefeitura de Frederico Westphalen amplia frota escolar com aquisição de mais dois ônibus
Publicado em 05 de junho de 2026