Consumidor pode trocar produto vencido por outro igual e gratuito
Programa \"De olho na validade\" foi assinado na quarta-feira (5)
Publicado em 06 de julho de 2017
Com a finalidade de garantir o maior controle da validade dos produtos alimentícios comercializados nos supermercados do Rio Grande do Sul filiados à Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) o novo protocolo foi assinado ontem, quarta-feira (5).
A partir de agora, o consumidor, ao constatar o prazo de validade vencido, fará a reclamação após incluir o número do CPF no cupom fiscal. Assim, o estabelecimento terá que trocar a mercadoria de forma gratuita. Isso evitará fraudes e melhor controle do programa.
A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), Maria Helena Sartori destacou a importância da campanha pela sua função esclarecedora, segundo ela se todos fizerem a sua parte, o Procon RS não precisará intervir e multar.
Para a diretora executiva do Procon RS, Maria Elizabeth Pereira, o consumidor passa a ser, a partir desse programa, o fiscal do estabelecimento no qual ele compra. O promotor de Justiça Ricardo Schinesck Rodrigues disse que a campanha 'De Olho na Validade' simboliza o estreitamento da cadeia produtiva e a boa fé nas relações de consumo.
Criado em 2016, o projeto tem a finalidade de incentivar supermercadistas e fornecedores a adotarem regras e procedimentos padronizados para os casos de produtos alimentícios com prazo de validade vencido identificado por clientes dentro dos estabelecimentos comerciais.
A partir de agora, o consumidor, ao constatar o prazo de validade vencido, fará a reclamação após incluir o número do CPF no cupom fiscal. Assim, o estabelecimento terá que trocar a mercadoria de forma gratuita. Isso evitará fraudes e melhor controle do programa.
A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), Maria Helena Sartori destacou a importância da campanha pela sua função esclarecedora, segundo ela se todos fizerem a sua parte, o Procon RS não precisará intervir e multar.
Para a diretora executiva do Procon RS, Maria Elizabeth Pereira, o consumidor passa a ser, a partir desse programa, o fiscal do estabelecimento no qual ele compra. O promotor de Justiça Ricardo Schinesck Rodrigues disse que a campanha 'De Olho na Validade' simboliza o estreitamento da cadeia produtiva e a boa fé nas relações de consumo.
Criado em 2016, o projeto tem a finalidade de incentivar supermercadistas e fornecedores a adotarem regras e procedimentos padronizados para os casos de produtos alimentícios com prazo de validade vencido identificado por clientes dentro dos estabelecimentos comerciais.
Fonte: Ascom SDSTJDH
Comentários
Últimas Notícias
Educação
UFRGS é a melhor universidade federal do Brasil
Publicado em 24 de abril de 2024
Saúde
Dengue: RS registra mais seis mortes e chega a 97 óbitos em 2024
Publicado em 24 de abril de 2024
Economia
Nova parcela do Devolve ICMS será paga nesta quarta-feira
Publicado em 24 de abril de 2024
Tempo
El Niño está perto do fim no Oceano Pacífico
Publicado em 24 de abril de 2024
Saúde
Cobertura vacinal contra a pólio no Brasil tem melhora
Publicado em 23 de abril de 2024
Frederico Westphalen
Praça da URI recebe 66% dos votos e é escolhida pela população para ser revitalizada
Publicado em 23 de abril de 2024
Economia
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira
Publicado em 23 de abril de 2024
Frederico Westphalen
UBS Central encerra atendimentos em horários alternativos a pacientes com suspeita de dengue
Publicado em 23 de abril de 2024
Variedades
Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 3,5 milhões
Publicado em 23 de abril de 2024
Economia
Nova parcela do Devolve ICMS será paga na quarta-feira (24)
Publicado em 23 de abril de 2024