Rio Grande do Sul receberá primeiro lote da vacina brasileira contra a dengue
A vacina foi projetada para oferecer proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue
Publicado em 13 de fevereiro de 2026
Compartilhar
A- A A+

O Rio Grande do Sul se prepara para receber, na próxima quinta-feira, 19 de fevereiro, a primeira remessa da Butantan-DV, a vacina brasileira contra a dengue. Desenvolvido pelo Instituto Butantan, o imunizante é o primeiro do mundo com produção 100% nacional e esquema vacinal de dose única.

O lote inicial contará com cerca de 28 mil doses, que serão priorizadas para profissionais de saúde da atenção primária que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). A estimativa é que este volume contemple aproximadamente 43% dos trabalhadores do setor no estado, sendo que a logística de distribuição entre os municípios ainda será detalhada pela Secretaria Estadual da Saúde.

A vacina foi projetada para oferecer proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue e recebeu aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em dezembro de 2025.

Os estudos clínicos, realizados entre 2016 e 2024 com mais de 16 mil voluntários, demonstraram uma eficácia geral de 75%. Os dados são ainda mais expressivos no que diz respeito às complicações da doença: a proteção contra casos graves atingiu 91,6%, enquanto a eficácia contra hospitalizações chegou a 100%.

A previsão do Ministério da Saúde é que, no segundo semestre, a imunização seja estendida para a população de 15 a 59 anos, iniciando pelos grupos mais velhos conforme a capacidade de produção.

Ampliação da vacinação com a chegada de doses da QDENGA

Paralelamente à introdução da vacina nacional, o Rio Grande do Sul também receberá uma nova remessa do imunizante QDENGA, destinado ao público entre 10 e 14 anos. A previsão é de que 80 mil doses estejam disponíveis em território gaúcho logo após o feriado de Carnaval.

Diferente da Butantan-DV, a QDENGA exige a aplicação de duas doses com um intervalo de três meses entre elas. Esta nova carga permitirá que a vacinação alcance todos os municípios do estado, beneficiando um público estimado em 630 mil crianças e adolescentes.

Fonte: Mariana Della Méa Correa - Informações GZH
Fotos
Comentários