Expofred 2025 inicia novo ciclo de transparência com entrega interna da prestação de contas
Além disso, empresário Paulo Ricardo Donin de Lima foi confirmado como presidente da Comissão Central da feira futura
Publicado em 05 de agosto de 2025
Compartilhar
A- A A+

Na tarde da última sexta-feira, 1º de agosto, foi realizada na sede da Associação Empresarial de Frederico Westphalen (AEFW) a apresentação interna e protocolar da prestação de contas da Expofred 2025. A reunião ocorreu de forma reservada entre os integrantes da Comissão Central da feira, AEFW e AFRED – entidades responsáveis pela organização do evento.

A entrega seguiu o que está determinado no novo estatuto da AFRED, que institui um processo mais robusto de governança e prestação de contas, marcando o início de um novo ciclo de transparência na história da Expofred.

Pela primeira vez em todas as edições da feira, a presidência da Comissão Central da Expofred não foi ocupada pelo presidente da AFRED, sinalizando uma mudança importante no modelo de governança do evento. Outro marco inédito desta edição é a definição antecipada do presidente da próxima Expofred: o empresário Paulo Ricardo Donin de Lima foi confirmado como presidente da Comissão Central da feira futura — fato que também jamais havia ocorrido antes.

Todo esse movimento de reestruturação teve início ainda durante a gestão da empresária Patrícia Cerutti à frente da Associação Empresarial ACI/CDL, quando foram iniciadas as articulações junto à AFRED para modernizar o formato de gestão e fortalecer a governança da feira.

Além da entrega interna da prestação de contas, outro importante passo institucional foi dado nesta segunda-feira, 04 de agosto de 2025, com a entrega oficial do plano de trabalho referente à aplicação dos recursos públicos investidos na feira. O documento foi entregue pelo presidente da Comissão Central da Expofred 2025, Jamil José Mezzalira, acompanhado dos presidentes da AEFW, Alessandro Dal Piva, e da AFRED, Edson Jacó Binotto Mendonça.

A entrega ocorreu em dois momentos: primeiro, na Prefeitura Municipal, com a presença do prefeito Orlando Girardi, do vice-prefeito Chester Franciscatto e da secretária da Indústria e Comércio, Rosana Salton. Em seguida, a comitiva dirigiu-se à Câmara de Vereadores, onde o plano foi protocolado diretamente com a presidente da Casa Legislativa, vereadora Marisete Frozi.

Agora, com a prestação de contas entregue internamente, os documentos serão encaminhados à análise de uma auditoria externa independente. Após a emissão do parecer técnico, será realizada uma apresentação oficial e pública dos resultados, com a presença de representantes do Poder Executivo, Legislativo, mantenedores, patrocinadores, expositores e demais envolvidos diretamente na construção da feira.

O presidente da AEFW, Alessandro Dal Piva, reforçou o caráter técnico e institucional da entrega realizada: “Este é um momento de acolhimento interno da prestação de contas, previsto no estatuto da AFRED e essencial para o início da fase de auditoria. Temos total clareza e respeito pelo papel de cada entidade e, como sempre fizemos, seguiremos com responsabilidade e transparência até a apresentação oficial à sociedade regional.”

A Expofred é construída por muitas mãos, e cada etapa do seu planejamento e execução é realizada com foco no desenvolvimento regional, na transparência e na valorização da confiança depositada por toda a sociedade.

Fonte: Mariana Della Méa Correa - Informações Expofred
Fotos
Comentários