Primeiro caso confirmado de Microcefalia no Estado
Mãe e filho receberam acompanhamento desde o primeiro trimestre da gravidez
Publicado em 20 de junho de 2017
Compartilhar
A- A A+
A Secretaria Estadual da Saúde confirmou, nesta terça-feira (20), o primeiro caso de microcefalia em decorrência do vírus da zika contraído no Rio Grande do Sul. De acordo com a pasta, o caso estava sendo monitorado desde a gestação, quando a mãe apresentou um quadro da doença.

A paciente reside em Ijuí, no Noroeste, e não viajou para fora do estado, o que caracteriza o caso como autóctone, ou seja, contraído em solo gaúcho. Segundo a secretaria, a criança está recebendo atendimento de reabilitação por meio da Linha de Cuidados da Pessoa com Deficiência.

Como havia a suspeita desde o nascimento, em julho de 2016, a criança passou a ser acompanhada pelo sistema de saúde do estado.

Exames clínicos e radiológicos foram realizados pelo Sistema de Informação sobre Agentes Teratogênicos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e indicaram alterações compatíveis com a síndrome congênita do vírus da zika.

O Laboratório Central do Estado (Lacen) também confirmou, por testes laboratoriais, que a mãe adquiriu o vírus durante a gestação.

A secretaria informou ainda que o Rio Grande do Sul apresentava dois casos de microcefalia associados ao zika, nos municípios de Cachoeira do Sul e Esteio. Porém, em ambos os casos, o vírus havia sido contraído pelas gestantes fora do estado.
Fonte: G1
Fotos
Comentários