Setor de carne suína nacional bate recorde de exportações
Em seis meses o Rio Grande do Sul embarcou 158,9 mil toneladas de produtos in natura e processados
Publicado em 09 de julho de 2025
Compartilhar
A- A A+

O Rio Grande do Sul teve participação de destaque na conquista de um marco histórico para as exportações de carne suína nacional, que totalizaram 137,1 mil toneladas em junho, segundo maior volume mensal já registrado na história do setor, e chegaram a 722 mil toneladas no primeiro semestre. Nos seis meses iniciais deste ano, os gaúchos enviaram ao mercado externo 158,9 mil toneladas, atrás apenas de Santa Catarina, que liderou o ranking.

Os dados foram divulgados na terça-feira, dia 8, pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e consideram os produtos in natura e processados. Sobre o bom momento da suinocultura nacional, o presidente da ABPA, Ricardo Santin, detalhou os resultados da performance em números.

De acordo com Santin, o desempenho positivo foi alavancado pelas compras das Filipinas (33,8 mil toneladas, volume 141,1% superior ao registrado no mesmo período do ano passado), que confirmou ser o maior importador de carne suína do Brasil, mas também por outros países: China (15,4 mil toneladas e recuo de 6,2%), Japão (12,8 mil toneladas e alta de +27,7%), Chile (11,3 mil toneladas e alta de +55,3%) e Singapura (9,1 mil toneladas e alta de +0,1). Segundo o presidente da ABPA, historicamente, o desempenho das exportações do setor costumam resultar em números mais positivos ainda e, por conta disso, a entidade está reforçando suas projeções para os próximos seis meses do ano.

 

 

Fonte: Bruna Casali / Com informações Correio do Povo
Fotos
Comentários