Em um contexto com maior número de marcas e modelos, o mercado de veículos elétricos segue em expansão no Rio Grande do Sul. As vendas de carros zero-quilômetro desse tipo cresceram 57,17% no Estado no acumulado do ano até maio ante o mesmo período de 2024.
Maior oferta, consolidação desse tipo de tecnologia e comparação com período afetado pela enchente estão entre os principais pontos que explicam esse salto, segundo especialistas.
De janeiro a maio, o Estado registrou o emplacamento de 4.825 veículos eletrificados novos, que incluem automóveis e comerciais leves 100% elétricos e híbridos. No mesmo período do ano passado, foram 3.070 emplacamentos. Os dados são do Sincodiv-RS/Fenabrave, que representa concessionárias e distribuidoras.
O presidente da entidade, Jefferson Fürstenau, lembra que a venda de veículos em maio do ano passado foi travada pela enchente. Portanto, o acumulado deste ano conta com um maio robusto, que ajuda a inflar os números do setor. No entanto, esse não é o único fator. A maior oferta de marcas e modelos eletrificados também auxilia a expansão do segmento, segundo o dirigente:
— Tem a entrada de novos players hoje, que é uma constante. Só em Porto Alegre nós temos pelo menos cinco novas marcas se estabelecendo nos últimos 30 dias e todas elas com veículos da linha de eletrificados. Então, aumentou o nível de oferta dos veículos eletrificados e isso automaticamente acaba aumentando também a procura e a compra desses automóveis. E esta é uma tendência de continuidade no mercado nesse próximo ciclo com uma nova distribuição entre as tecnologias vendidas.