Como funcionará a regra que exige toxicológico para todas as categorias da CNH
Texto foi aprovado pelo Congresso Nacional na semana passada, mas ainda precisa da sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para entrar em vigor
Publicado em 02 de junho de 2025
Compartilhar
A- A A+

O Congresso Nacional aprovou na semana passada um projeto de lei que promove mudanças importantes no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com impacto direto para quem pretende tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O texto também altera as regras sobre transferência de veículos e o uso de recursos de multas de trânsito.

Apesar da aprovação pelo Congresso, o projeto ainda depende da sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O chefe do Executivo pode sancionar integralmente, vetar partes específicas ou até barrar totalmente o texto aprovado. A decisão final ainda não foi tomada.

Entre as medidas previstas, o texto amplia a exigência de exame toxicológico para todas as categorias da CNH, inclusive as mais comuns — A e B, usadas por motociclistas e motoristas de automóveis particulares.

Também permite que parte do valor arrecadado com multas seja destinada à gratuidade da CNH para pessoas de baixa renda e autoriza a transferência de veículos por meio eletrônico com validade nacional.

 

 

Fonte: Bruna Casali / Com informações GZH
Fotos
Comentários