O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou trocas no secretariado na noite de ontem. Quatro pastas serão impactadas pelas mudanças, que incluem a entrada efetiva de ex-prefeitos tucanos no Palácio Piratini. Ex-prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB) será o novo secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo. Ele substitui seu correligionário Luiz Henrique Viana (PSDB), que estava no cargo desde 2022.
A ex-prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), passa a atuar como secretária extraordinária de Relações Institucionais. Desde que deixou o executivo pelotense, vinha atuando em um cargo no Gabinete do Governador. Houve troca também entre emedebistas: O deputado estadual Edivilson Brum assume a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, no lugar de Clair Kuhn, ambos do MDB.
A quarta mudança fica por conta do ex-prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto Gonçalves (PP), que será secretário-adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia. “Agradeço aos que deixam suas funções pela contribuição ao governo e à população. Aos que chegam, desejo sucesso. São políticos com trajetória pública, espírito de colaboração e disposição para servir ao nosso Estado”, afirmou Leite, em suas redes sociais.