O vice-governador Gabriel Souza esteve ontem em Brasília para cumprir agenda com ministros e representantes do governo federal. Entre os temas abordados destacaram-se as pontes internacionais, as ferrovias e a situação dos agricultores atingidos pelos eventos meteorológicos adversos recentes. Gabriel teve reuniões no Ministério dos Transportes, no Ministério das Relações Exteriores e no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. A titular da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, acompanhou o vice-governador nas agendas.
Nos encontros com o ministro dos Transportes, Renan Filho, e no Itamaraty, Gabriel apresentou a proposta do governo gaúcho para financiar o anteprojeto das pontes internacionais entre Alvear e Itaqui, Alba Posse e Porto Mauá, e El Soberbio e Tiradentes do Sul. Ele entregou um ofício solicitando a união de esforços e o apoio do governo federal para viabilizar a cooperação do governo argentino no empreendimento.
Gabriel explicou que, “por serem pontes que ligam dois países, a construção precisa ser realizada por meio de acordos bilaterais entre o governo federal e o governo argentino”. Ainda conforme o vice-governador, “os anteprojetos fornecidos e subsidiados pelo governo do Estado, nesse caso, são o primeiro passo do processo e uma forma de colaborar, já que as estruturas também são de interesse para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul”.