O Grêmio buscava a retomada da confiança em São João del Rei, nesta quarta-feira (16), antes do Gre-Nal decisivo do Gauchão. A classificação talvez ajude com isso, mas a atuação no empate em 3 a 3 no tempo normal com o Athletic liga novos pontos de atenção. Braithwaite, João Lucas e Arezo marcaram os gols gremistas da noite. Nos pênaltis, vitória do Tricolor por 8 a 7. Mas ainda de olho na decisão do Estadual neste domingo (16), e com a necessidade de reverter a vantagem colorada de dois gols, Quinteros pode ter perdido Braithwaite com uma lesão para o jogo no Beira-Rio.
Nos pênaltis, Wagner Leonardo, Jemerson, Arezo, Cristian Olivera, Dodi, Camilo, Gustavo Martins e João Lucas converteram para o Grêmio. David Braga, Fumaça, Yuri, Wesley Gasolina, Mateus Gonçalves, Neto Costa e Amorim fizeram para o Athletic. Na terceira cobrança da série alternada, o Tricolor conseguiu a classificação. João Lucas fez o gol e Gabriel Grando defendeu a cobrança de Edson.
O Gre-Nal 445 pesou no planejamento para a semana. A estratégia de força máxima, defendida pelo clube após o clássico do último sábado (8), rendeu seis trocas inesperadas para a partida contra o Athletic. Gabriel Grando assumiu o gol, com mais três novidades no setor defensivo. Os dois laterais mudaram, com as entradas de João Lucas e Luan Cândido. No meio, Camilo e Villasanti reeditaram a parceria do clássico. Mas Cristaldo, que não entrou em campo na derrota na Arena, foi o meia titular. Amuzu e Pavon atuaram como os atacantes de lado de campo, com Braithwaite no comando do ataque.
A estratégia, no entanto, não deu resultados imediatos. Com menos de dois minutos de partida, o Athletic abriu o placar. E com resquícios da mesma falha que custou caro no Gre-Nal. Jemerson perdeu no combate a Lincoln. Torrão cruzou, João Lucas não marcou o adversário, e David Braga finalizou de pé esquerdo sem chances para Gabriel Grando.
O susto desestabilizou o Grêmio por alguns instantes. Mas para balancear, duas das mexidas começaram o lance que terminou no gol de empate gremista. Luan Cândido roubou a bola no campo de defesa, tabelou com Villasanti e acionou Amuzu. O belga fez jogada pelo lado esquerdo e chutou forte da entrada da área. Diego Vítor espalmou e Braithwaite completou para o gol sem marcação e empatou a partida aos 10 minutos. Quatro minutos depois, o dinamarquês sentiu dores na região da virilha e foi substituído.
Com o placar em 1 a 1, o Athletic seguiu perigoso. Alason Carioca invadiu a área entre João Lucas e Jemerson e arriscou um chute cruzado. A bola quicou em frente a Grando e saiu pela linha de fundo, passando perto da trave. Um lance surreal garantiu a virada para o Grêmio aos 20 minutos. João Lucas deu um chutão do meio-campo buscando Arezo. Diego Vítor tentou recolher o lançamento nos braços, mas o quique no gramado enganou o goleiro e a bola entrou direto. Após a saída de bola, o Athletic errou a troca de passes e a bola sobrou para Arezo. O centroavante tentou o gol por cobertura, mas o goleiro do time mineiro fez grande defesa.
O terceiro gol gremista ficou perto de acontecer mais uma vez. Arezo recebeu bom passe na área de Pavon, mas o centroavante acertou o peito do goleiro Diego Vítor na finalização e perdeu a oportunidade de ampliar aos 34 minutos de jogo.
Mas para terminar o primeiro tempo cheio de movimentos, o Grêmio perdeu um jogador de linha. Luan Cândido, que levou amarelo por matar um contra-ataque minutos antes, deu um carrinho e recebeu o segundo amarelo. O lateral foi expulso e deixou a equipe com um a menos nos acréscimos da primeira etapa.