Um grupo especializado no roubo de caminhonetes de luxo na Região Metropolitana de Porto Alegre foi alvo de uma operação da Polícia Civil nesta segunda-feira (27). Até a manhã, seis pessoas foram presas. Uma Mercedes A200 foi apreendida junto com equipamentos eletrônicos utilizados pelos suspeitos.
Foram cumpridos mandados em Canoas, São Leopoldo, Frederico Westphalen e Seberi. Ao todo, foram 9 mandados de prisão de 25 de busca e apreensão no estado.
Conforme o delegado Luis Firmino, responsável pela operação, o principal foco da atuação do grupo era o roubo, adulteração e comercialização de caminhonetes de alto valor, como Mitsubishi L200 e Toyota Hilux.
O grupo utilizada equipamentos eletrônicos para acessar e ligar os veículos. Após o furto, os carros eram levados para galpões ou oficinas clandestinas, onde tinham as placas de identificação adulteradas. De acordo com a polícia, os suspeitos levavam em média 30 minutos para desbloquear.
Os crimes ocorriam principalmente em Canoas e na região do bairro Moinhos de Vento, na capital. Mas o grupo também agia em outras localidades do estado, como Passo Fundo e até em Santa Catarina. A investigação revelou que mais de 50 veículos foram furtados nos últimos seis meses, com um prejuízo estimado em mais de R$ 2 milhões.