Barragem rompe na Serra gaúcha e nível da enchente pode subir até 4 metros rapidamente
Publicado em 02 de maio de 2024
Compartilhar
A- A A+

O rompimento de uma barragem no Rio das Antas deve ampliar ainda mais os efeitos da enchente na Serra e no Vale do Taquari. O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira confirmou a informação por volta das 14h25 desta quinta-feira em suas redes sociais. De acordo com o prefeito, a informação é oficial e foi emitida pela Companhia Energética Rio das Antas (Ceran). A prefeita de Santa Tereza, Ggisele Caumo, também confirmou a informação.

A orientação aos moradores que vivem em locais próximos aos rios das Antas e Taquari é de que deixem suas casas imediatamente. A projeção, segundo Segabinazzi, é de que o nível da água suba até 4 metros rapidamente.

“A barragem 14 de julho acabou de colapsar. A informação que precisamos passar a todos moradores que vivem as margens do Ri das Antes e taquari é sair o mais rápido possível desses locais. A tendência é que suba de 2 a 4 metros nas próximas horas, nos próximos minutos. Isso é uma informação oficial”, afirmou o prefeito.

A situação da barragem era monitorada em função do risco. O rompimento deve afetar localidades de Cotiporã, São Valentim, Santa Bárbara, Santa Tereza e Muçum, antes de seguir pelo rio Taquari até atingir outros municípios.

A orientação imediata é que moradores de todos os municípios a partir de Santa Bárbara busquem regiões mais altas, pelo menos seis metros acima dos rios, informou o vice-governador Gabriel Souza. "Não esperem, sigam as indicações. A situação é gravíssima", afirmou Souza.

Alerta de Emergência na Barragem de São Miguel, em Bento Gonçalves

A Corsan emitiu Declaração de Emergência para a barragem São Miguel, situada junto à localidade de São Miguel, em Bento Gonçalves. O estado de alerta deve-se a uma movimentação da encosta ao lado da barragem, o que pode ocasionar o extravasamento das águas do reservatório. Equipes da empresa em alinhamento com Defesa Civil, Prefeitura e Secretaria Estadual do Meio Ambiente, estão no local orientando e auxiliando na evacuação completa e isolamento dos arredores, com a retirada de 170 famílias do Vilarejo de Integração Anjos Unidos, Club São Bento e Comunidade Espírito Santo (Pinto Bandeira), que estão sendo levadas para hotéis e abrigos da região.

O alerta foi emitido às 11h05 desta quinta-feira (2), dando início à mobilização imediata para remover pessoas da região e alocá-las em áreas seguras.

Fonte: Vanessa Onci / Com informações do Correio do Povo
Fotos
Comentários