Em missão internacional, Eduardo Leite buscará reforçar laços com países europeus
Publicado em 12 de abril de 2024
Compartilhar
A- A A+

Visando aproximar as relações entre o Rio Grande do Sul e dois países europeus, Itália e Alemanha, o governo do Estado, comandado por Eduardo Leite (PSDB), embarca nesta sexta-feira para uma missão internacional. Além de reuniões com empresas e participação em feiras de negócios, o governador terá encontros que vão retratar das imigrações italiana e alemão no Estado e um encontro com o papa Francisco, no Vaticano.

Serão 12 dias de viagem em dois países cujas origens representam a composição do povo gaúcho e comemoram, neste e no próximo ano, aniversários de imigrações ao Estado. “Celebramos os 200 anos da imigração alemã em 2024, e os 150 da imigração italiana para o Rio Grande do Sul no ano que vem. Vamos aproveitar essas datas comemorativas para reforçar laços com essas comunidades”, disse Leite, em entrevista ao programa “Acontecendo”, da rádio Guaíba, apresentado por Lasier Martins.

Produção vitivinícola e agenda com o papa Francisco

Na Itália, primeiro destino da missão, Leite diz que o governo patrocinará “pela primeira vez, a exposição da nossa produção vitivinícola em uma das principais feiras de vinhos que existem, que é a Vinitaly, na cidade de Verona.”

Após, a agenda será em Roma, em reuniões com o governo de Vêneto, empresas do setor financeiro, ferroviário e com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Por fim, o governador se encontrará com o papa Francisco para convidá-lo a estar no RS em 2026, quando serão comemorados os 400 anos das Missões Jesuíticas.

Infraestrutura e busca por novos voos

Depois da viagem à Itália, o destino será a Alemanha. Lá, a equipe deverá ter reuniões com os governos de Hessen, Rheinland-Pfalz e Saarland, regiões das quais grande parte dos imigrantes que chegaram ao RS, a partir de 1824, eram originários.

Seguindo a missão, serão feitas reuniões com empresas na área da infraestrutura e que já possuem sedes no Estado, buscando “ampliar a sua atuação”, segundo Leite. Com a Fraport, empresa alemã concessionária do aeroporto Salgado Filho, o governo tentará aumentar o número de voos de passageiros e de cargas saindo da capital gaúcha.

Finalizando, a equipe participará da Hannover Messe, maior evento do mundo voltado exclusivamente à indústria, para apresentar um projeto de transição energética.

Fonte: Vanessa Onci / Com informações do Correio do Povo
Fotos
Comentários