Enchente do Rio Uruguai é de grande proporção e pode piorar
Rio Uruguai sobe muito e supera o primeiro pico de cheia da semana passada, situação é agravada com mais chuva
Publicado em 19 de outubro de 2023
Compartilhar
A- A A+

O nível do Rio Uruguai deve se elevar ainda mais no Médio Uruguai e no Noroeste do Rio Grande do Sul antes de escoar para a Fronteira Oeste porque chove muito na divisa gaúcha e catarinense desde a noite de ontem e durante esta quinta-feira com acumulados acima de 100 mm em alguns pontos.

Para a manhã de quinta-feira, a previsão era de muita chuva sobre o Noroeste e o Norte do Rio Grande do Sul, estendendo-se ao Oeste e ao Meio-Oeste de Santa Catarina, onde também pode chover localmente forte. A chuva prossegue no Norte gaúcho e na maior parte de Santa Catarina na tarde desta quinta.

A MetSul Meteorologia alerta para uma cheia de grandes proporções do Rio Uruguai na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. A enchente em cidades da fronteira como São Borja, Itaqui e Uruguaiana será a maior em anos, adverte a MetSul. Há potencial para um grande número de desabrigados.

O Rio Uruguai ainda passa por uma cheia em consequência da chuva ocorrida nos primeiros dez dias do mês e agora tem uma nova onda de vazão ainda maior que a anterior pela chuva excessiva ocorrida no começo desta semana entre o Norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Dados de estações de monitoramento brasileiras e argentinas na parte média da bacia, junto ao Noroeste do Grande do Sul, mostram uma forte elevação do nível do rio que atinge cotas de inundação e evacuação, superando o primeiro pico de cheia do Uruguai de dias atrás.

Monitoramento do governo da Argentina do nível do Rio Uruguai na localidade de El Soberbio, junto ao extremo Noroeste do Rio Grande do Sul, indicava que o Uruguai estava ao meio-dia desta quarta-feira com 17,60 metros e ainda subindo, assim muito acima da cota definida como de evacuação pelo argentinos de 13,00 metros. O nível medido de 17,60 metros supera o pico observado na primeira onda de vazão que trouxe enchente nos últimos dias na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. A enchente vai afetar mais tarde cidades do Uruguai e da Argentina na fronteira entre os dois países.

Ainda no Noroeste, o Rio Uruguai segue subindo em Porto Mauá. Todas as travessias de barca em Porto Mauá, Tiradentes do Sul e Porto Vera Cruz estão suspensas, assim como em Porto Xavier na região das Missões. Em Porto Mauá, as águas invadiram a aduana e comércios locais.

 

 

Fonte: Bruna Casali / Com informações MetSul
Fotos
Comentários