Frederico Westphalen deve decretar situação de emergência após transtornos com chuva
Pelo menos 150 casas ficaram destelhadas após enxurrada no município
Publicado em 18 de outubro de 2023
Compartilhar
A- A A+

O município de Frederico Westphalen, no norte do RS, deve decretar situação de emergência em função das chuvas que atingiram a cidade entre segunda (16) e terça-feira (17). Conforme a Defesa Civil regional, pelo menos 150 famílias tiveram as casas destelhadas ou danificadas por causa da enxurrada. 

Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, tenente-coronel Alexandre Moreira Pereira, inúmeras famílias tiveram o telhado danificado, o que fez com que a água da chuva entrasse e atingisse os móveis. Hoje, equipes da prefeitura contabilizam os prejuízos, o que indica que o número de famílias prejudicadas deve subir. 

— Até o fim do dia, os laudos devem estar prontos e a situação de emergência ser decretada — afirmou. 

Até o momento, não há registro de pessoas que precisaram sair de suas casas em Frederico Westphalen. Há desalojados em Iraí e Barra do Guarita. 

Em Iraí, o Rio do Mel atingiu a cota de inundação e transbordou pela segunda vez no mês. Pelo menos 20 famílias tiveram suas residências invadidas pela água. Algumas famílias precisaram deixar suas casas de forma preventiva. A Defesa Civil municipal ainda contabiliza o número de pessoas atingidas pela cheia. Na última atualização, 40 pessoas estavam fora de casa.

Durante a tarde, um ônibus escolar ficou ilhado ao tentar acessar uma ponte que foi tomada pela água sobre o Rio do Mel. Apenas o motorista estava no veículo no momento da travessia. Ele não ficou ferido 

Alguns pontos da cidade seguem sem energia elétrica, internet e água. De acordo com a Defesa Civil municipal, apenas as regiões afetadas pela inundação estão sem água. Às 8h, o nível do Rio Uruguai, que abastece o Rio do Mel, era de 12m60cm, o que se enquadra como cota de inundação.

Em Barra do Guarita, 10 famílias foram retiradas de suas residências. Dessas, três estão alojadas no Clube Comunitário. Já em Tiradentes do Sul, na localidade de Porto Soberbo, o Rio Uruguai está 16m4cm acima do nível. A Defesa Civil informou que monitora a situação e, caso o rio chegar a 18m, orientará as pessoas a deixarem suas casas.

Conforme a RGE, há 22 mil clientes na Região Norte sem luz. Os municípios mais afetados neste momento são Iraí e Vicente Dutra.

Municípios da região que também registram prejuízos pela chuva

  • Palmitinho: 50 casas atingidas
  • Redentora: 55 casas atingidas
  • Miraguaí: 55 casas atingidas
  • Nonoai: 100 casas atingidas
  • Alpestre: 50 casas atingidas

Conforme o coordenador da Defesa Civil, os números ainda estão sendo contabilizados e a lista de municípios afetados deve aumentar ao longo do dia.

 

 

Fonte: Bruna Casali / Com informações GZH
Fotos
Comentários