A 6ª turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deve retomar, no início da tarde desta terça-feira, o julgamento do recurso especial do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) contra a anulação do júri da Boate Kiss. A ação começou a ser julgada no dia 13 de junho, mas pedidos de vista dos ministros Sebastião Reis Júnior e Antonio Saldanha Palheiro interromperam a sessão. Na ocasião, o ministro relator Rogerio Schietti Cruz, o único a votar, foi favorável ao reestabelecimento da condenação dos réus pela tragédia que vitimou 242 pessoas, em janeiro de 2013.
O caso Kiss foi o julgamento mais longo da história do Poder Judiciário gaúcho. Presidido pelo juiz Orlando Faccini Neto, o Júri teve início em 1º de dezembro de 2021, sendo concluído após dez dias. Os sócios da Kiss, Elissandro Spohr e Mauro Hoffmann, além de Marcelo de Jesus dos Santos, vocalista da banda Gurizada Fandangueira, e do produtor de palco Luciano Bonilha Leão, chegaram a ser condenados a penas que variaram entre 18 e 22 anos de reclusão, por homicídio com dolo eventual. Em agosto de 2022, no entanto, a decisão foi anulada pelo Tribunal de Justiça, que atendeu recursos das defesas alegando irregularidades no processo como, por exemplo, uma suposta reunião entre Faccini e os jurados sem a presença de advogados dos réus.
A sessão desta terça-feira está marcada para iniciar às 13h, na sede do STJ, em Brasília, onde integrantes da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria também vão realizar um protesto. O julgamento será transmitido ao vivo, através do Youtube, no canal da instituição na plataforma.
STJ retoma julgamento sobre anulação do júri da Boate Kiss, nesta terça-feira
Sessão ocorre quase 90 dias após pedidos de vista dos ministros Sebastião Reis Júnior e Antonio Saldanha Palheiro
Publicado em 04 de setembro de 2023
Fonte: Bruna Casali / Com informações Correio do Povo
Comentários
Últimas Notícias
Educação
Prefeitura de Frederico Westphalen amplia frota escolar com aquisição de mais dois ônibus
Publicado em 05 de junho de 2026
Geral
Corsan inicia nova etapa de obras do esgotamento sanitário em Frederico Westphalen
Publicado em 05 de junho de 2026
Geral
Campanha de Coleta de Embalagens de Agrotóxicos recolhe mais de 5 mil unidades
Publicado em 05 de junho de 2026
Rural
Cresol Raiz promove Painel Agro sobre o Plano Safra 26/27
Publicado em 04 de junho de 2026
Tempo
El Niño começa a influenciar o clima e pode aumentar as chuvas no RS nas próximas semanas
Publicado em 04 de junho de 2026
Saúde
SUS oferecerá vacina pneumo 20 para crianças; imunizante protege contra pneumonia e meningite
Publicado em 04 de junho de 2026
Esporte
União Frederiquense conhece fórmula da Divisão de Acesso 2026
Publicado em 03 de junho de 2026
Geral
Fim da taxa de licenciamento para veículos no RS é aprovada
Publicado em 03 de junho de 2026
Policial
Arma de fogo é apreendida pela Polícia Civil
Publicado em 03 de junho de 2026
Policial
Investigação sobre furtos em residências resulta em prisão preventiva e cumprimento de mandado de busca e apreensão
Publicado em 02 de junho de 2026