Quinze pessoas foram presas e dois empreendimentos multados em Ametista do Sul
Publicado em 26 de julho de 2023
Compartilhar
A- A A+

Quinze pessoas foram presas e dois empreendimentos multados por fabricação e uso indevido de explosivos em minas de pedras preciosas em Ametista do Sul, no Noroeste do RS, nesta terça-feira (25), em uma força-tarefa conjunta entre órgãos de Justiça e Meio Ambiente. Os presos são proprietários dos garimpos que, segundo investigações, não possuem permissão e licença de operação da Fepam.

Foram fiscalizadas minas de garimpo de gemas e um hotel construído em uma mina desativada. Segundo o Comando Militar Sul, 975 kg de pólvora foram destruídos.

Os proprietários fazem parte da Cooperativa de Garimpeiros do Médio e Alto Uruguai, que foi autuada por estar em situação irregular, uma vez que fabricavam, armazenavam e usavam pólvora para explosões em locais indevidos. Eles foram encaminhados para a Polícia Federal de Passo Fundo.

Em nota, a Cooperativa manifestou que "se solidariza com os donos de garimpo que foram autuados nesta operação" e que entende a medida como "radical". Ainda de acordo com a nota, a operação "não visa combater de fato o garimpo ilegal, e sim atrapalhar aqueles que lutam pela sua regularização, uma vez que estamos falando da pequena mineração no Regime de Permissão de Lavra Garimpeira", afirma o texto. Leia na íntegra abaixo.

Fonte: *Com informações do G1
Fotos
Comentários