Governo lança Plano Safra de R$ 364,22 bilhões para agronegócio
Publicado em 27 de junho de 2023
Compartilhar
A- A A+

O Plano Safra 2023/24, anunciado nesta terça-feira (27), traz mecanismo para incentivar produções ambientalmente sustentáveis. Negócios que cumprem regras ambientais vão ter acesso a taxas de juros mais baixas.  

Serão premiados os produtores rurais que estão com o Cadastro Ambiental Rural (CAR) analisado e também aqueles produtores rurais que adotam práticas agropecuárias consideradas mais sustentáveis.

A redução será de 0,5 ponto percentual na taxa de juros de custeio para os produtores que possuírem o CAR analisado, em uma das seguintes condições:

*Em Programa de Regularização Ambiental (PRA)

*Sem passivo ambiental

*Passível de emissão de cota de reserva ambiental.

A redução será de 0,5 ponto percentual na taxa de juros de custeio para os produtores que adotarem práticas consideradas mais sustentáveis, como:

*produção orgânica ou agroecológica

*bioinsumos

*tratamento de dejetos na suinocultura

*energia renovável na avicultura

*rebanho bovino rastreado

*certificação de sustentabilidade.

Essas reduções na taxa de juros de custeio poderão ocorrer de forma independente ou cumulativa. Ou seja, caso o produtor preencha os dois requisitos, ele poderá ter uma redução de até 1 ponto percentual na sua taxa de juros de custeio.

As taxas de juros para custeio e comercialização serão de 8% ao ano para os produtores enquadrados no Pronamp e de 12% ao ano para os demais. Em relação a investimentos, variam entre 7% e 12,5%.

Fonte: *Com informações da CNN
Fotos
Comentários