RS antecipa para 25 de agosto previsão de imunização contra Covid da população a partir de 18 anos
Projeção se refere à aplicação da primeira dose ou da vacina de dose única
Publicado em 12 de agosto de 2021
Compartilhar
A- A A+

Vinte e cinco de agosto é a nova previsão para que toda a população gaúcha a partir de 18 anos esteja imunizada com pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19, anunciou o governador Eduardo Leite nesta quarta-feira, 11.

A estimativa anterior, divulgada na semana passada, era 30 de agosto. O cronograma foi atualizado após análise da Secretaria da Saúde feita com base nas previsões de envio de vacinas pelo Ministério da Saúde e no ritmo de aplicação das doses pelos municípios.

“Ou seja, em duas semanas, todos os gaúchos a partir de 18 anos, em todos os municípios, devem estar recebendo a primeira dose da vacina. É muito importante que a gente continue nessa direção. As prefeituras estão fazendo a sua parte, e é fundamental que todos os gaúchos se vacinem, para protegerem a si mesmos, às suas famílias e a todos que estão à sua volta. Te cuida e te vacina”, afirmou o governador em vídeo divulgado nas redes sociais.

Nesta quarta-feira, 11, da população vacinável acima de 18 anos no Estado (8.958.689), 77,1% já receberam ao menos uma dose de duas ou dose única. Com a segunda dose ou o esquema vacinal completo, o índice é de 37,1% da população vacinável.

No Gabinete de Crise, a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, também anunciou que 37 municípios gaúchos já vacinaram todos os moradores com 18 anos ou mais (a lista está ao final do texto).

Segundo Tani, esse levantamento feito com as Coordenadorias Regionais de Saúde é dinâmico, e os municípios estão enviando ofícios, a pedido da Secretaria da Saúde, para comunicar que não é mais necessário envio de doses para essa faixa etária. Assim é possível acompanhar o andamento da vacinação e fazer a melhor distribuição dos imunizantes.

“Parabéns aos prefeitos e prefeitas e à população que aderiu à campanha de vacinação e, portanto, está protegida nessas cidades”, afirmou o governador.

Ainda por vídeo, Leite divulgou uma atualização no Painel de Vacinação do RS: já estão disponibilizadas no portal, com toda a transparência, gráficos com a porcentagem de vacinação em cada faixa etária, tanto da primeira quanto da segunda dose, em todo o Rio Grande do Sul e também segmentado por municípios.

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, mais uma vez reforçou a necessidade de que as prefeituras realizem busca ativa das pessoas que deixaram de se vacinar quando chegou sua vez.

“Há uma disparidade grande na aplicação das vacinas entre os municípios, porque alguns evoluem por grupo etário sem que toda a população vacinável daquela faixa tenha sido imunizada. Não adianta acelerar até 18 anos se parte da população ficou para trás. É preciso olhar para frente de olho no retrovisor”, salientou Arita.

Municípios que já vacinaram toda a população a partir dos 18 anos:

Aceguá
Alecrim
Bagé
Barra do Quaraí
Cerro Branco
Charrua
Chuí
Crissiumal
Derrubadas
Dom Pedrito
Doutor Maurício Cardoso
Esperança do Sul
Garruchos
Herval
Itaqui
Jaguarão
Liberato Salzano
Novo Machado
Passa Sete
Paverama
Pedras Altas
Pinheirinho do Vale
Pirapó
Porto Lucena
Porto Mauá
Porto Vera Cruz
Porto Xavier
Quaraí
Redentora
Roque Gonzales
Santa Vitória do Palmar
Santana do Livramento
São Borja
São Nicolau
São Valério do Sul
Tiradentes do Sul
Uruguaiana

Fonte: Secom RS Foto: Luis André Pinto/Palácio Piratini
Fotos
Comentários