Frederico Westphalen receberá nos próximos dias doses da vacina contra a Covid-19, e a Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, já elaborou o Plano Municipal de Imunização. O trabalho foi desenvolvido pelas equipes de profissionais de saúde e está pronto para ser executado assim que o imunizante estiver à disposição no município. A previsão é que até o final dessa semana as doses já estejam disponíveis.
De acordo com a chefe do Setor de Imunizações do Posto Central, Rafaela Albarello, a primeira etapa da vacinação será para idosos que residem em asilos com mais de 70 anos e profissionais da saúde. A segunda etapa abrange idosos entre 60 e 70 anos. Na terceira fase serão vacinadas pessoas com doenças crônicas, como diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal crônica, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, pessoas com órgãos transplantados sólidos, com anemia falciforme, câncer e obesidade grave.
Conforme a secretária da Saúde, Tais Candaten, a vacinação será feita nos postos de saúde através de drive thru e visitas domiciliares para acamados. Nestes casos é necessário agendar a visita da equipe de saúde através do telefone 3744-3244 ou 3744-4911.
“É importante que a população tenha paciência, pois todos serão vacinados. Neste primeiro momento, idosos e profissionais da saúde serão vacinadas, mas haverá vacina para todos”, explicou Tais.
Para o prefeito em exercício, João Vendruscolo, o município, através do excelente trabalho realizado pela Secretaria de Saúde e profissionais que atuam no Posto Ayres, atuou intensamente no combate e prevenção ao coronavírus e, com a chegada da vacina, o trabalho será intensificado em ações preventivas.
“Nossos profissionais de saúde que atuam na Central Covid-19 realizam um trabalho espetacular e a chegada da vacina vai nos permitir trabalhar com mais foco em ações de prevenção”, pontuou.
Para receber o imunizante é obrigatória a apresentação do Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), o CPF e todos devem usar máscara.
Onde se vacinar?
A população deve se dirigir aos postos de saúde do Centro e dos bairros Jardim Primavera, Aparecida e São Francisco de Paula, das 8 às 11 horas e das 13h30 às 16h30.
Nos Postos dos bairros Aparecida e Jardim Primavera, a vacinação será feita através de Drive True. Então, o público-alvo deverá ir até as unidades de saúde de carro.
Contraindicações
Informe aos profissionais da saúde se você...
... tem doenças agudas e febre;
É gestante;
Já apresentou reação anafilática confirmada a uma dose anterior de uma vacina contra a Covid-19;
Já apresentou reação anafilática confirmada a qualquer componente da vacina.
FW: Administração anuncia Plano Municipal de Vacinação contra Covid-19
Previsão é de que vacinas estejam à disposição até o final desta semana
Publicado em 18 de janeiro de 2021
Fonte: ASCOM/FW
Comentários
Últimas Notícias
Esporte
União Frederiquense realiza amistoso hoje na Arena
Publicado em 24 de julho de 2026
Frederico Westphalen
Cesta básica acumula alta de 13,38% no primeiro semestre em Frederico Westphalen
Publicado em 24 de julho de 2026
Frederico Westphalen
Após temporal, Prefeitura de Frederico Westphalen decreta Situação de Emergência
Publicado em 24 de julho de 2026
Geral
Corsan adota novo modelo de fatura para ampliar transparência aos clientes
Publicado em 24 de julho de 2026
Política
TSE define limites de gastos para candidatos nas eleições de outubro
Publicado em 24 de julho de 2026
Economia
Governo prorroga subsídio da gasolina por mais 30 dias
Publicado em 24 de julho de 2026
Segurança
Defesa Civil reconhece emergência em 17 municípios gaúchos após temporais
Publicado em 24 de julho de 2026
Geral
Cotrifred promove corrida de revezamento CotriRun 2026
Publicado em 23 de julho de 2026
Geral
Campanha do Agasalho do Sistema Fecomércio-RS arrecada mais de 42 mil peças de roupa e quase 16 mil litros de leite
Publicado em 23 de julho de 2026
Frederico Westphalen
Câmara de FW alinha programação para a Semana da Pessoa com Deficiência 2026
Publicado em 23 de julho de 2026