Administração Municipal de FW anuncia descontos no IPTU 2021
Contribuintes poderão se beneficiar com até 10% de redução da taxa
Publicado em 13 de janeiro de 2021
Compartilhar
A- A A+

A Administração Municipal de Frederico Westphalen definiu os prazos para aproveitar desconto de até 10% no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2021.

Conforme a secretária da Fazenda, Simone Duarti da Silva, quem pagar o IPTU em cota única até o dia 15 de abril têm direito a 5% de desconto. Através do programa Bom Pagador, quem não tiver débito de IPTU ou taxa de lixo até 30 de novembro do exercício anterior, ganha mais 4% de abatimento, e os contribuintes que emitirem a guia para pagamento via internet até 21 de fevereiro têm direito a mais 1% de desconto.

O valor também pode ser pago em até seis vezes, sendo que a primeira parcela vence no dia 15 de abril e a última no dia 15 de setembro.

Os boletos para o pagamento da taxa já estão disponíveis no site da Prefeitura, em www.fredericowestphalen.rs.gov.br.

Já os carnês impressos começam a ser entregues nas residências a partir de março, com vencimento em cota única no dia 15 de abril de 2021.

Reajuste sobre o IPCA

No dia 30 de dezembro de 2020, o prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, assinou o Decreto nº 156 que permite alterar o índice de correção dos impostos municipais para 2021 e evita que os contribuintes absorvam um aumento significativo do imposto.

No acumulado dos últimos 12 meses, o Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) – indicador que mede a variação de preços para reajuste de contratos e impostos e vinha sendo utilizado no reajuste do IPTU em FW – obteve um acúmulo de 24,51%. Devido a isso, Panosso alterou o indicador de reajuste para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que teve a variação acumulada no mesmo período de apenas 4,31%.

“Nosso objetivo é garantir que nossa população continue sendo bem atendida e que não precise absorver um aumento significativo de impostos. A alteração do indicador de correção a um índice com menor reajuste para o exercício 2021 vai gerar menor impacto na economia das famílias frederiquenses, que já sofreram muito com a pandemia”, destacou Panosso.

Confira o passo a passo para emitir a guia do IPTU

1º Passo: acessa o site da Prefeitura (www.fredericowestphalen.rs.gov.br)

2º Passo: Acesso rápido (aba DAM – Emissão do IPTU)

3º Passo: Inserir CPF ou CNPJ (Acessar e emitir a Guia de pagamento)

Onde pagar

Os boletos devem ser pagos nos bancos do Brasil, Banrisul, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas e Correspondentes Bancários Autorizados.

As parcelas vencidas não serão disponibilizadas no site. Para estes casos, o contribuinte deve procurar o Setor de Arrecadação para emissão dos boletos.

Fonte: Helena Knob/ Jornalismo Barril FM
Fotos
Comentários