Anvisa deburra restrição sobre doação de sangue de homoafetivos
Publicado em 08 de julho de 2020
Compartilhar
A- A A+

A quarta-feira, 8, iniciou com uma notícia positiva contra a homofobia, pois a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), derrubou uma determinação que restringia a doação de sangue por homossexuais do sexo masculino. Durante anos, os órgãos de saúde, acreditavam que o grupo de pessoas que mais tinha HIV positivo era os homoafetivos.

Segundo a medida revogada, homens que tivessem mantido relações sexuais com outros homens no último ano, eram impossibilitados de efetuar as doações de sangue. A Anvisa, dessa forma, está cumprindo a decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal, que votou sobre o assunto e chegou a conclusão de que impedir a doação de sangue por meio de homossexuais seria um ato discriminatório e homofóbico.

Em entrevista a CNN, o ministro Edson Fachin afirmirmou “que o impedimento estava apenas baseado na orientação sexual e no gênero do candidato à doação e não nas chamadas ”práticas de risco”. Portanto, ocorria discriminação injustificada.”

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nessa quarta,08. Ativistas do movimento LGBTQ+ comemoraram nas redes sociais, expressando sua vontade em colaborar com os bancos de sangue para auxiliar a saúde pública brasileira.


 

 

Fonte: Isadora Ferrão com informações da CNN
Fotos
Comentários