Coletiva de imprensa no HDP esclarece medidas contra o Covid-19 em FW
Publicado em 22 de maio de 2020
Compartilhar
A- A A+

Na última quarta-feira, 20, a assessoria de comunicação do Hospital Divina Providência organizou uma coletiva entre imprensa e responsáveis pelo HDP para debater as providências da casa de saúde em relação ao enfrentamento ao Covid-19.

Na reunião, estiveram presentes o médico responsável pela Unidade de Atendimento Intensivo (UTI), médico Cristiano Giovenardi, a diretora-geral do HDP, Roselei Enderli, o presidente Ayres Rizzi e o médico intensivista da UTI do HDP, Alexandre Canosa.

Dentre os diversos assuntos abordados, o doutor Giovenardi explicou que desde o mês de março, a direção do HDP já se preparava e pensava em estratégias de combate a pandemia que assola o mundo. Por isso, diversas reuniões e contato com médicos do exterior foram realizados para pensar na melhor forma de trabalhar em Frederico Westphalen.

Com isso, logo que apareceu os primeiros casos em investigação foi decidido por fazer uma unidade sentinela, que é o Posto de Saúde Ayres Rizzi, para atender pacientes com síndromes gripais e conseguir prestar atendimento a esses pacientes. A importância dessa medida é para que nenhum caso positivo entre no HDP sem o necessário isolamento e não transmita para outras pessoas.

Também, foi esclarecido que quando chega até o HDP um caso positivo de Covid-19, o paciente entra por uma entrada segundaria, tem contato somente com profissionais que estejam com os EPI’s e ficam numa ala totalmente isolada no hospital, recebendo acompanhamento médico diariamente.

Questionados quanto ao uso da Cloroquila nos tratamentos de quem recebe a intubação na UTI, ambos médicos, Giovenardi e Canosa afirmaram que desde o mês de março foi comprado um lote com doses consideráveis para abastecer o hospital e que eles estão fazendo a utilização da droga quando necessário nos pacientes.

A diretora-geral, Roselei Enderli, confirmou que a casa de saúde tem dez leitos de UTI. Entretanto, a gestora explicou que a Secretaria Estadual de Saúde deliberou apenas 30% desses leitos para casos com Covid-19 no Município. Ainda, a diretora esclareceu que a casa de saúde faz o possível para salvar vidas.

Por fim, os médicos esclareceram que informações sobre o estado de saúde dos pacientes que dão entrada no HDP por covid-19 não serão repassadas para imprensa por questões éticas, afinal, quem é atualizado sobre a evolução ou piora de cada um é somente a família.  

Fonte: Isadora Ferrão/ Departamento de Jornalismo da Barril FM
Fotos
Comentários