Trânsito mata mais de 1,3 milhão de pessoas todos os anos, diz OMS
Publicado em 07 de dezembro de 2018
Compartilhar
A- A A+
Chegada a época de final de ano, as estradas ficam mais e mais conurbadas. Depois do estresse de um ano todo nas costas, milhares de pessoas não controlam a ansiedade de ir pra casa e metem o pé no acelerador. Mas, segundo um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado nesta sexta-feira, (7), é constante o aumento contínuo das mortes no trânsito. Pelos dados do relatório, mais de 1,35 milhão de pessoas perdem a vida todos os anos em decorrência de acidentes de trânsito.

Os relatórios de status global da OMS sobre segurança no trânsito são divulgados a cada dois ou três anos e servem como ferramenta de monitoramento para a Década de Ação para Segurança Viária 2011-2020.O Relatório da Situação Global da OMS sobre segurança no trânsito de 2018 destaca que as lesões causadas pelo trânsito são hoje a principal causa de morte de crianças e jovens entre 5 e 29 anos.

Segundo o documento, o risco no trânsito é três vezes maior nos países de baixa renda do que nos países de alta renda. Os pedestres e ciclistas são responsáveis por 26% de todas as mortes no trânsito, enquanto os motociclistas e passageiros por 28%.

De acordo com o estudo, apesar do alerta, houve progressos, pois a legislação de forma geral foi aperfeiçoada, visando a redução de riscos, o excesso de velocidade e vetos à ingestão de bebida alcoólica antes da direção. Também há menção à obrigatoriedade quanto ao uso de cintos de segurança e capacetes.

Fonte: Isadora Ferrão/ JornalimoBarrilFm com informações Agência Brasil
Fotos
Comentários