Obra da Corsan vai qualificar sistema de água de Três Passos
Obras da nova captação junto ao rio Erval Novo terão execução de uma casa de bombas mista de concreto e alvenaria
Publicado em 14 de novembro de 2018
Compartilhar
A- A A+
A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) vai implantar uma nova estrutura de captação de água em Três Passos, na região Noroeste. No valor de R$ 1.504.858,46, o investimento vai ampliar e qualificar o abastecimento da cidade, proporcionando mais segurança operacional ao sistema. Serão beneficiados 22.359 habitantes. A ordem de início foi assinada nesta terça-feira (13), pelo diretor de Expansão e Comercial da Companhia, Marcus Vinicius Caberlon, e pelo prefeito, José Carlos Amaral.

As obras da nova captação junto ao rio Erval Novo compreendem a execução de uma casa de bombas mista de concreto e alvenaria e a instalação de dois grupo motor-bomba. Com vazão de 120 l/s, essa nova elevatória de água bruta terá cota mais elevada, a fim de evitar alagamentos pelas cheias do rio. Com isso, será resolvido o problema causado pelas chuvas, que enchem o rio e alagam o ponto de captação da Corsan, ocasionando desabastecimento na cidade. A obra tem prazo de conclusão de 12 meses, contará com recursos próprios da Corsan e será executada pela empresa NCM Construções Eireli-ME.

O diretor Caberlon afirmou que a obra é a primeira etapa do projeto de melhoria do sistema de abastecimento de Três Passos. "A Corsan deve licitar novas obras em 2019, com valor estimado de aproximadamente R$ 10 milhões. Nessa segunda etapa, estão previstas uma nova adutora e a modernização da estação de tratamento, com implantação do tratamento do lodo. São investimentos que acompanharão a expansão da cidade". Conforme o dirigente, a nova captação vai melhorar os serviços prestados à população e as condições de trabalho dos funcionários da Companhia. "A grandeza de uma obra não está vinculada ao seu valor em dinheiro, mas sim ao seu impacto e significado. Por ser pública, a Corsan pode realizar um investimento como esse - que, embora não traga retorno financeiro à empresa, se justifica pelos benefícios sociais que vai gerar".

O prefeito Amaral disse que a obra era bastante aguardada pela cidade. "Esse investimento tem grande representatividade e, certamente, será respaldado pela nossa população. Hoje é um dia de alegria e um momento muito especial". O ato de assinatura ocorreu junto ao primeiro recalque (ponto de captação e bombeamento de água) e contou com a presença de funcionários da Corsan e autoridades locais.
Fonte: Bruna Casali / JornalismoBarrilFM com informações Assessoria - Corsan/RS
Fotos
Comentários