Eleições para diretores de escolas estaduais acontece em novembro
Na abrangência da 20ª CRE o processo de indicação mediante votação ocorrerá em 77 escolas
Publicado em 29 de agosto de 2018
Compartilhar
A- A A+
Está disponível no Diário Oficial do Estado a Portaria nº 314/2018, da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), que estabelece os procedimentos e orientações para o processo de indicação nas funções de diretor e vice-diretor dos estabelecimentos de ensino da rede pública estadual.

As eleições serão realizadas no dia 27 de novembro e estão aptos a participar os professores e servidores de escolas que possuam curso superior na área de educação e que atendam as demais condições estabelecidas na lei. Atualmente a rede possui, em atividade, 63.320 mil professores e 17.883 mil servidores, em 2.539 escolas do Rio Grande do Sul.

Podem votar os alunos que estejam regularmente matriculados a partir do 5º ano ou maiores de 12 anos, pais ou responsáveis legais dos alunos menores de 18 anos e professores e os demais servidores, efetivos ou contratados temporariamente, em exercício no estabelecimento de ensino, no dia da votação.

A 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Palmeira das Missões, possui 90 instituições de ensino. Dessas, 77 participarão do processo eleitoral, sendo que não ocorrerá o processo de indicação mediante votação nas 11 Escolas Indígenas e nos dois Núcleos de Educação (NEEJAS).



Cronograma

Todo o processo eleitoral é feito no âmbito da escola, que organiza o pleito, a partir da orientação da Secretaria da Educação. O início efetivo do processo, junto às escolas, começa na próxima sexta-feira (31), com a convocação oficial das assembleias gerais, que definirão as comissões eleitorais em cada um dos estabelecimentos, responsáveis pela coordenação do processo nas escolas. As assembleias serão convocadas por segmento de participantes do pleito, ou seja, por professores e servidores e por pais e alunos. Em seguida, cada escola terá até 16 de outubro para divulgar o edital de eleição – com as regras do pleito - iniciando o período de inscrição das chapas, que será entre 17 e 30 de outubro. Uma das novidades do pleito é que as inscrições das chapas serão feitas de forma digital, via de plataforma específica que estará disponível pela Seduc.

Curso de Gestão

Outra novidade deste ano será o conteúdo do curso de qualificação obrigatório para os gestores eleitos que a Seduc oferece. A finalidade é trazer informações sobre o funcionamento da Secretaria da Educação, a partir dos departamentos de Planejamento, Administrativo, Recursos Humanos e Pedagógico, além de conteúdo voltado para a liderança e comunicação (media-training) entre outros. A carga horária será de 120 horas – três etapas –, sob a forma de Ensino à Distância (EAD), em plataforma digital específica, com a inclusão de cases em cada um dos módulos. Os novos diretores e vice-diretores tomarão posse até o final deste ano.
Fonte: Bruna Casali / JornalismoBarrilFM com informações ASCOM
Fotos
Comentários