Cooperativas Escolares são homenageadas pela Assembleia Legislativa
Publicado em 06 de julho de 2018
Compartilhar
A- A A+
Cerca de 3,2 mil jovens de 10 a 17 anos estão transformando a realidade de suas famílias, escolas e comunidades com lições de gestão, empreendedorismo, cidadania e união.

Os estudantes participam de 102 cooperativas escolares do ensino Fundamental e Médio no Estado promovidas e desenvolvidas pelo Sicredi dentro dos seus Programas Socioeducacionais, e apoiadas e reconhecidas pelo Sistema Ocergs e foram homenageadas pelo deputado estadual, Elton Weber (PSB). O Grande Expediente, aconteceu no dia 28 de junho, no Plenário da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre-RS. A homenagem foi alusiva também ao Dia Internacional do Cooperativismo.

As cooperativas escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados. Objetiva oportunizar aos jovens uma formação que contribua com o desenvolvimento de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos com senso de responsabilidade e participação, por meio de vivências de um modelo cooperativo sustentável. É um laboratório do cooperativismo na escola.

O Rio Grande do Sul é pioneiro no país, com as primeiras experiências de cooperativa escolar na década de 1980, e serviu de modelo para outros estados. Presentes em 43 municípios gaúchos, as cooperativas escolares seguem os sete princípios do cooperativismo e trabalham com base em quatro pilares: formação de lideranças, educação financeira, empreendedorismo e inclusão social.

Na Sicredi Alto Uruguai RS/SC, as Cooperativas Escolares estão em fase de implantação com cinco cooperativas, sendo quatro em Erval Seco e uma em Planalto. Estes municípios possuem o programa A União faz a Vida e assim ambos se completam trabalhando os valores de cooperação e cidadania.
Fonte: Bruna Casali/JornalismoBarrilFM com informações ASCOM
Fotos
Comentários