Região do Médio Alto Uruguai terá vindima no final do mês
A proposta é que o evento seja itinerante e que, nos próximos anos, possa ocorrer em Alpestre ou Planalto, que também integram esse micropolo de produção de uvas
Publicado em 15 de novembro de 2017
Compartilhar
A- A A+
A safra 2017/2018 de videiras terá um significado ainda mais especial para a Região do Médio Alto Uruguai, porque um evento regionalizado marca a Abertura Oficial da Colheita da Uva no Médio Alto Uruguai, no próximo dia 30, na linha Alta, em Ametista do Sul. Na mesma data o ocorre o Seminário Regional da Fruticultura, com uma programação técnica.

A ação tem sido planejada em conjunto pela Emater/RS-Ascar, Coperametista, Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (ADMAU), programa Juntos Para Competir (iniciativa da Farsul, Senar/RS e Sebrae/RS) e prefeitura de Ametista do Sul. A proposta é que o evento seja itinerante e que, nos próximos anos, possa ocorrer em Alpestre ou Planalto, que também integram esse micropolo de produção de uvas.

Nos três municípios são quase 500 famílias de agricultores que nos últimos anos viram na atividade mais uma oportunidades de negócios, somando mais de 900 hectares de parreirais em produção - mas existem produtores ampliando áreas. Tendo em vista o microclima da região, que favorece o cultivo de variedades mais precoces, esses municípios têm conseguido entrar mais cedo no mercado, uma vez que a Serra - tradicional na produção de videiras - inicia a colheita normalmente após o Natal. “Por mais que tenhamos as peculiaridades de uma região de clima quente, isso é de domínio técnico”, garante o engenheiro-agrônomo e analista Daniel Grohs, da Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves.

Apesar de algumas intempéries climáticas - geadas em alguns parreirais e granizo em outros -, neste ano a expectativa é positiva, pois mesmo que em algumas áreas a produtividade baixe um pouco em relação ao ano passado, a qualidade dos frutos já tem se mostrado de alto padrão de qualidade e sanidade.

Parceiros

A Abertura Oficial da Colheita da Uva no Médio Alto Uruguai e do Seminário Regional da Fruticultura é da Emater/RS-Ascar, Coperametista, Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (ADMAU), programa Juntos Para Competir (iniciativa da Farsul, Senar/RS e Sebrae/RS) e prefeitura de Ametista do Sul. O apoio é da Creluz, Sicredi Alto Uruguai RS/SC, Sindicato Rural de Frederico Westphalen, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Ametista do Sul e revista Novo Rural.

SERVIÇO

Pauta: Abertura Oficial da Colheita da Uva Seminário Regional da Fruticultura
Quando: quinta-feira (30)30 de novembro
Onde: Linha Alta, Ametista do Sul

Programação Seminário Regional da Fruticultura
8h30: recepção
9h: palestra sobre nutrição de plantas frutíferas
9h50: Caso de sucesso
10h: palestra sobre sanidade na fruticultura
10h50: Caso de sucesso
11h: palestra sobre rastreabilidade na fruticultura
11h50: espaço para moderação e perguntas
12h15: almoço - Confirmar participação nos escritórios municipais da Emater/RS
13h: Interação nos Espaços Técnico e da Comercialização de Figo, Laranja e Uva
14h30min: deslocamento para a propriedade de José Ulisses Mezzaroba

Abertura Oficial da Colheita da Uva no Médio Alto Uruguai
15 horas: abertura oficial da colheita da uva com pronunciamento de autoridades
16 horas: café colonial
Para mais informações
Emater/RS-Ascar de Ametista do Sul, agrônoma Joceane Dal Cero: 55 3752-1295
Coperametista, presidente Elton Mezzaroba: 55 3752-1491
ADMAU, Eliseu Liberalesso: 55 3744-4737
Juntos Para Competir, Diego Coimbra (supervisor regional do Senar): 55 99971-7976.
Fonte: Bruna Casali/JornalismoBarrilFM com informações Secom/RS
Fotos
Comentários