Ação é realizada no presídio estadual de Frederico Westphalen
Representantes do Serviço de Assistência Especializada (SAE) estiveram no presídio para uma conversa com os detentos
Publicado em 09 de novembro de 2017
Compartilhar
A- A A+
Na manhã desta quinta-feira, 9, representantes do Serviço de Assistência Especializada (SAE) estiveram presentes no Presídio Estadual de Frederico Westphalen, para conversar com os detentos sobre a importância da prevenção contra as infecções sexualmente transmissíveis (IST), HIV e Hepatites virais (B e C) .

A equipe da SAE se reuniu com a administradora, Adriana Borella Rosado, e as assistentes sociais e as respectivas assistentes sociais, Sandra Coutinho Vasconcelos e Nadia Wacheleski. Na ocasião, a Secretária da Saúde, Marta Chielle, também esteve presente, enquanto que o SAE foi representado por Viviane Cerutti e Isabela Caeran representaram o SAE.

Esta é uma parceria importante entre a administração municipal - por meio da Secretaria da Saúde - e o Presídio Estadual e, de acordo com a administradora do presídio, a prevenção é fundamental para a saúde dos detentos. “Eu sou favor da prevenção e vemos com bons olhos essa parceria que possuímos com a Secretaria Municipal de Saúde. Temos que ver mais sobre isso devido ao local que os detentos permanecem”, afirma Rosado.

Os detentos são atendidos pela SAE pois são considerados uma “população vulnerável”, e por isso, conforme estabelecido no plano anual de saúde em parceria com o governo federal, estadual e municipal, foram entregues kits voltados para a prevenção das ISTs. De acordo com a enfermeira do SAE, Viviane Cerutti, a proteção é importante já que em alguns casos, o vírus pode não ser detectado no exame. “No decorrer do tempo, quando surgiu a doença, houve essa situação positiva que controla a situação do vírus, a ponto de ficar imperceptível no exame. Continuamos fazendo o tratamento para todas as outras doenças e por isso é importante que todos tenham essa proteção”, salientou.

Ao todo, todos os 198 detentos - que estão no presídio até o momento de finalização deste texto - receberam os kits elaborados pela SAE. Os kits são compostos por preservativos, aparelho de barba, sabonete, toalha, escova de dente, creme dental, e um folder contendo todas as informações sobre IST. Além disso, os kits foram entregues para os funcionários do presídio.

Segundo informações disponibilizadas pela própria equipe da SAE, o Rio Grande do Sul possui dez cidades entre as principais que possuem um alto índice de pessoas portadoras de sífilis, mas, apesar de Frederico Westphalen não integrar essa lista, a prevenção da doença é tratada como fundamental para manter baixo esse índice municipal.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Frederico Westphalen
Fotos
Comentários