Transição de governo no RS começa com reunião entre Leite e Zucco
Novo governo terá acesso a informações sobre contas públicas, contratos e programas estaduais; processo será acompanhado por meio de plataforma aberta à população.
Publicado em 09 de outubro de 2026
Compartilhar
A- A A+

A preparação para a próxima gestão do Rio Grande do Sul começa a avançar com a definição das equipes responsáveis pela transição entre o governador Eduardo Leite e o governador eleito Luciano Zucco. O processo teve início oficial nesta sexta-feira (9), em Porto Alegre, com uma reunião no Palácio Piratini e o lançamento de uma plataforma digital para divulgar informações sobre os trabalhos.

O Portal da Transição está disponível em rs.gov.br e permite consultar documentos, agendas, notícias, normas e informações sobre os integrantes das equipes. A proposta é facilitar o acesso aos dados da administração estadual e dar transparência à mudança de governo.

Eleito em primeiro turno, com 58,05% dos votos válidos, Luciano Zucco participou do primeiro encontro oficial acompanhado de Leonardo Pascoal e Leandro Sonne, que devem integrar os trabalhos de transição.

A coordenação pelo governo atual ficará sob responsabilidade de Ranolfo Vieira Júnior, na articulação política, e de Danielle Calazans, secretária de Planejamento, Governança e Gestão, na parte técnica.

Levantamento deve orientar decisões da próxima gestão

As reuniões das equipes técnicas estão previstas para começar na terça-feira (13), no Edifício Guaíba, na região central de Porto Alegre. Durante os encontros, deverão ser levantadas informações sobre as finanças estaduais, contratos vigentes, programas e ações em andamento.

O objetivo é permitir que a equipe de Zucco conheça a situação administrativa do Estado antes de assumir o comando do Executivo, preparando-se para as primeiras decisões da nova gestão.

O lançamento do portal também integra as medidas para organizar esse processo. Durante a apresentação da ferramenta, Eduardo Leite ressaltou a importância do diálogo entre as equipes e da continuidade dos serviços públicos.

A transição segue regras previstas no Decreto Estadual nº 56.725/2022 e na Lei nº 15.935/2023, que estabelecem procedimentos para a transferência de informações e a organização dos trabalhos entre a administração que encerra o mandato e a que assumirá o governo.

Fonte: * Vanessa Onci com informações do Governo do Estado
Fotos
Comentários