A equipe de iluminação pública das Secretarias Municipais de Obras e Agricultura iniciou a substituição das lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED de 100 watts. A iniciativa faz parte de um cronograma que prevê a modernização gradual do sistema de iluminação pública.
De acordo com o secretário municipal de Obras, Armando Grassi, as primeiras trocas foram realizadas no Distrito Industrial. As lâmpadas de vapor de sódio de 70 watts que estão sendo retiradas, desde que estejam em boas condições de uso, serão reaproveitadas em locais estratégicos que ainda necessitam de melhorias na iluminação.
O secretário destacou ainda que a substituição das lâmpadas por luminárias de LED será realizada de forma gradativa e seguirá um planejamento definido conforme as principais demandas da cidade, priorizando os pontos considerados mais críticos e de maior movimento.
O objetivo da Administração Municipal é ampliar a substituição da iluminação pública para todos os bairros do município. Antes de expandir a instalação, porém, a equipe optou por testar o desempenho das novas luminárias no Distrito Industrial, a fim de garantir a eficiência do investimento.
“Soubemos da demanda de lâmpadas no município e nosso objetivo é fazer uma troca completa, contemplando todos os bairros com a aquisição de mais materiais. No entanto, tivemos o cuidado de instalar o material e avaliar se realmente atenderia às nossas expectativas, evitando, assim, o desperdício de dinheiro público”, afirmou o secretário Armando Grassi.
A expectativa é de que, com a chegada de novos materiais, a substituição das luminárias avance nos próximos meses, proporcionando maior eficiência energética, melhor iluminação das vias públicas e mais segurança para a população.
Prefeitura inicia substituição da iluminação pública por tecnologia LED
Publicado em 04 de agosto de 2026
Fonte: Mariana Della Méa Correa - Informações ASCOM FW
Comentários
Últimas Notícias
Política
Segundo turno das eleições ocorre neste domingo
Publicado em 23 de outubro de 2026
Política
Propaganda eleitoral gratuita termina nesta sexta-feira no rádio e na televisão
Publicado em 23 de outubro de 2026
Geral
Eleitores gaúchos terão transporte intermunicipal gratuito no segundo turno
Publicado em 23 de outubro de 2026
Frederico Westphalen
Carreta de tomografia deve atender pacientes de 26 municípios em Frederico Westphalen
Publicado em 23 de outubro de 2026
Policial
PRF apreende 130 ampolas de anabolizantes e medicamentos ilegais em Passo Fundo
Publicado em 23 de outubro de 2026
Policial
Brigada Militar recupera em Planalto carro furtado em Panambi
Publicado em 22 de outubro de 2026
Policial
Investigado por atuar ilegalmente como médico é indiciado em Frederico Westphalen
Publicado em 22 de outubro de 2026
Policial
Polícia Civil prende homem e mulher por tráfico de drogas em Alpestre
Publicado em 22 de outubro de 2026
Economia
Vale-refeição dos servidores estaduais do RS sobe para R$ 445,19 em outubro
Publicado em 21 de outubro de 2026
Segurança
Doença aviária leva países a restringir importações de carne de frango do Brasil
Publicado em 21 de outubro de 2026