A Prefeitura de Frederico Westphalen, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação, deu início neste mês de dezembro ao Programa Municipal de Atendimento a Migrantes, reforçando o compromisso do município com a inclusão social e o acolhimento humanizado de pessoas em situação de migração.
O programa foi estruturado com uma equipe multidisciplinar, composta por psicóloga, assistente social, auxiliar administrativo e educador social, responsável por oferecer suporte integral em áreas como documentação, moradia, trabalho, educação e integração comunitária. A iniciativa busca garantir condições dignas de permanência e desenvolvimento para os migrantes que chegam ao município, muitas vezes em situação de vulnerabilidade.
De acordo com a secretária municipal da Assistência Social e Habitação, Helenice Derkoski Dalla Nora, o programa representa um avanço importante na rede de proteção social de Frederico Westphalen.
No mês de julho Frederico Westphalen foi um dos 28 municípios brasileiros selecionados pelo Governo Federal para receber recursos emergenciais destinados ao atendimento de migrantes em situação de vulnerabilidade. O repasse, no valor de R$ 475.200,00, foi publicado no Diário Oficial da União pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Com o novo programa, Frederico Westphalen dá um passo significativo na consolidação de políticas públicas inclusivas, tornando-se referência regional no acolhimento, integração e proteção de migrantes.
A iniciativa integra o conjunto de ações do município voltadas ao fortalecimento da rede de assistência social e reafirma o papel de Frederico Westphalen como uma cidade acolhedora, solidária e comprometida com os direitos humanos.
Frederico Westphalen lança Programa Municipal de Atendimento a Migrantes
No mês de julho FW foi um dos 28 municípios brasileiros selecionados pelo Governo Federal para receber recursos emergenciais destinados ao atendimento de migrantes em situação de vulnerabilidade
Publicado em 02 de dezembro de 2025
Fonte: Mariana Della Méa Correa - Informações ASCOM FW
Comentários
Últimas Notícias
Geral
Frigorífico de FW tem novos donos
Publicado em 15 de abril de 2026
Geral
Câmara de Frederico Westphalen inicia sistema digital nas sessões
Publicado em 15 de abril de 2026
Geral
Cooperados da Cresol Raiz são contemplados no primeiro sorteio da Cooperar é Ganhar
Publicado em 15 de abril de 2026
Segurança
Brigada Militar capacita efetivo do 37º BPM para atendimento de ocorrências de alta complexidade
Publicado em 15 de abril de 2026
Geral
Creluz investiu R$ 52 milhões em 2025
Publicado em 14 de abril de 2026
Geral
Sicredi consolida posição entre as melhores instituições financeiras do Brasil no ranking mundial da Forbes
Publicado em 14 de abril de 2026
Geral
Governo do Estado abre prazo para envio de propostas para a Consulta Popular 2026/2027
Publicado em 14 de abril de 2026
Política
Frederiquense Silvana Covatti é confirmada pré-candidata a vice-governadora na chapa de Luciano Zucco
Publicado em 13 de abril de 2026
Policial
Brigada Militar apreende mais de 74 quilos de maconha
Publicado em 13 de abril de 2026
Rural
Servidores da Agricultura realizam força-tarefa de ação sanitária sobre riscos do caruru-gigante
Publicado em 13 de abril de 2026