A partir de 2026, todas as escolas estaduais de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) do Rio Grande do Sul passarão a ofertar também cursos da Educação Profissional. Ao todo, 515 escolas atenderão mais de 40 mil estudantes da rede estadual, sendo 296 de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e 219 de Ensino Fundamental. A iniciativa busca ampliar as oportunidades de formação dos estudantes, unindo a jornada estendida à qualificação técnica voltada para diferentes áreas do conhecimento e demandas do mundo do trabalho.
Na educação, área tratada como prioridade pelo governador Eduardo Leite, o propósito do governo é garantir o futuro do estudante, do professor e da sociedade. Nesse movimento, a rede estadual ampliou significativamente a oferta de tempo integral. Em 2019, eram 18 escolas com EMTI; em 2023, esse número subiu para 111; em 2024, chegou a 206; e, em 2025, alcançou a marca de 515 escolas.
A integração dos cursos técnicos ao currículo do EMTI será realizada em conformidade com o projeto pedagógico de cada curso. Ao final do Ensino Médio, os estudantes receberão também a certificação de formação técnica correspondente ao percurso formativo escolhido.
Entre os cursos técnicos que serão ofertados em 2026 estão: Eventos, Produção de Moda, Planejamento e Controle de Produção, Marketing, Administração, Programação de Jogos Digitais, Informática para Internet, Agroindústria, Desenvolvimento de Sistemas, Meio Ambiente, Agronegócio, Automação Industrial, Eletroeletrônica e Química.