Todas as escolas de Tempo Integral terão Educação Profissional em 2026
O número de escolas com cursos técnicos em tempo integral aumentou mais de 27 vezes, saindo de 18 em 2019 para 515 em 2025
Publicado em 21 de outubro de 2025
Compartilhar
A- A A+

A partir de 2026, todas as escolas estaduais de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) do Rio Grande do Sul passarão a ofertar também cursos da Educação Profissional. Ao todo, 515 escolas atenderão mais de 40 mil estudantes da rede estadual, sendo 296 de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e 219 de Ensino Fundamental. A iniciativa busca ampliar as oportunidades de formação dos estudantes, unindo a jornada estendida à qualificação técnica voltada para diferentes áreas do conhecimento e demandas do mundo do trabalho.

Na educação, área tratada como prioridade pelo governador Eduardo Leite, o propósito do governo é garantir o futuro do estudante, do professor e da sociedade. Nesse movimento, a rede estadual ampliou significativamente a oferta de tempo integral. Em 2019, eram 18 escolas com EMTI; em 2023, esse número subiu para 111; em 2024, chegou a 206; e, em 2025, alcançou a marca de 515  escolas. 

A integração dos cursos técnicos ao currículo do EMTI será realizada em conformidade com o projeto pedagógico de cada curso. Ao final do Ensino Médio, os estudantes receberão também a certificação de formação técnica correspondente ao percurso formativo escolhido.

Entre os cursos técnicos que serão ofertados em 2026 estão: Eventos, Produção de Moda, Planejamento e Controle de Produção, Marketing, Administração, Programação de Jogos Digitais, Informática para Internet, Agroindústria, Desenvolvimento de Sistemas, Meio Ambiente, Agronegócio, Automação Industrial, Eletroeletrônica e Química.

Fonte: Mariana Della Méa Correa
Fotos
Comentários